Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Peixamento da Codevasf beneficia pescadores artesanais de matas alagadas em Piaçabuçu (AL)
conteúdo

Notícias

Peixamento da Codevasf beneficia pescadores artesanais de matas alagadas em Piaçabuçu (AL)

Um peixamento realizado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na última semana soltou espécies nativas da bacia hidrográfica do rio São Francisco em matas alagadas dos povoados Dendezeiro e Paraíso no município de Piaçabuçu (AL).
publicado: 18/11/2013 19h11, última modificação: 01/11/2022 14h21

Um peixamento realizado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na última semana soltou espécies nativas da bacia hidrográfica do rio São Francisco em matas alagadas dos povoados Dendezeiro e Paraíso no município de Piaçabuçu (AL). O peixamento beneficiará centenas de famílias de pescadores artesanais que sobrevivem do pescado retirado na região. A ação atende uma solicitação da Prefeitura Municipal de Piaçabuçu, que, em parceria com a Codevasf, organiza a realização do peixamento para fortalecimento da pesca artesanal no município.

Os pescadores André Luiz dos Santos e Manoel Gilson dos Santos são moradores da área urbana de Piaçabuçu, mas cresceram no povoado Dendezeiro, em meio às matas alagadas na região de várzea próxima à foz do rio São Francisco. Filhos de pescadores, hoje estão na faixa dos 50 anos e, mesmo agora morando na área urbana do município, deslocam-se quase diariamente para capturar os peixes que servem de alimento para a família e gera a renda com a comercialização do excedente.

“Desde criança, todos os dias estou por aqui em busca do peixe. Tenho dois filhos que sempre me acompanham e conseguimos pegar até 20 quilos de xira e piau”, comentou o pescador André Luiz Santos. Ele ainda comemorou o peixamento realizado pela Codevasf. “Isso é muito bom. A Codevasf está de parabéns por pensar nos pescadores”, declarou.

Manoel Gilson dos Santos também participou do peixamento realizado pela Codevasf nas matas alagadas de Piaçabuçu. “Eu nasci e me criei como pescador, pois desde criança estou por aqui. Eu, meu irmão e todos aqui estamos na pesca desde novos. Hoje pesco para consumo da família e o que sobra vendo nas bancas de peixe de Piaçabuçu e de Penedo”, revelou.

O peixamento ocorreu em três pontos na área de matas alagadas dos povoados Dendezeiro e Paraíso e inseriu peixes das espécies curimatã pacu, piau, dourado, pacamã e piaba. O repovoamento foi acompanhado pelos técnicos Vinícius Filho e Anilvilson Cavalcante, que lideraram a equipe da Codevasf, e por técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Piaçabuçu, além de pescadores artesanais da região.

Os peixamentos públicos realizados pela Codevasf integram as ações de repovoamento de bacias hidrográficas dentro do Programa de Revitalização do Rio São Francisco. As espécies nativas utilizadas em Alagoas são produzidas no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba, centro científico e tecnológico da Codevasf que atua na revitalização da bacia do Velho Chico. O centro está localizado no município ribeirinho de Porto Real do Colégio, no Baixo São Francisco alagoano.

Ouça a notícia na Rádio Codevasf:

http://www.codevasf.gov.br/principal/promocao-e-divulgacao/central-de-radio/materias-e-entrevistas-2013/28-peixamento-da-codevasf-beneficia-pescadores-artesanai-da-matas-alagadas.mp3