Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Mandiocultores familiares do agreste de Alagoas participam do XV Congresso Brasileiro de Mandioca
conteúdo

Notícias

Mandiocultores familiares do agreste de Alagoas participam do XV Congresso Brasileiro de Mandioca

Produtores familiares de mandioca da região do agreste alagoano que serão beneficiados pelo projeto Desenvolvimento Sustentável da Mandiocultura - Reniva, dentro das ações de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria executadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), participaram durante toda esta semana do XV Congresso Brasileiro de Mandioca, que termina nesta sexta (25), em Salvador.
publicado: 25/10/2013 18h04, última modificação: 01/11/2022 14h21

Produtores familiares de mandioca da região do agreste alagoano que serão beneficiados pelo projeto Desenvolvimento Sustentável da Mandiocultura - Reniva, dentro das ações de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria executadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), participaram durante toda esta semana do XV Congresso Brasileiro de Mandioca, que termina nesta sexta (25), em Salvador.

O projeto Reniva, idealizado pela Embrapa, tem a parceria da Codevasf e do Ministério da Integração Nacional, por meio de sua Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), e dos governos estaduais.

A participação dos 46 mandiocultores familiares alagoanos em um dos maiores eventos do setor foi viabilizada pela Codevasf e por outros parceiros, como o Governo de Alagoas, via Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), e Sebrae/AL.

O tema central do evento este ano é “Inovação e Sustentabilidade: da raiz ao amido”. Entre as atividades do congresso, discutiu-se o papel da cadeia da mandioca no atual momento econômico do Brasil e na determinação política do governo federal para reduzir a pobreza extrema no país.

A convite da Embrapa Mandioca e Fruticultura, que está presidindo a Sociedade Brasileira de Mandioca – organizadora do evento –, a Codevasf dividiu no evento um estande com a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR/MI), além de participar como membro ativo da reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Mandioca e Derivados, dentro da programação do congresso.

“A Codevasf está investindo fortemente na mandiocultura no agreste de Alagoas. Nós apostamos no trabalho dessas famílias com a reforma e modernização de casas de farinhas, aquisição de modernos equipamentos e discutindo o escoamento da produção e agora com a implantação do projeto Reniva Nordeste, que vai trazer mais qualidade e aumentar a produtividade da mandiocultura no agreste alagoano, além de gerar trabalho e renda para famílias em situação de vulnerabilidade social”, explica a chefe da Unidade Regional de Desenvolvimento Territorial da Codevasf em Alagoas, Solange Marcelino.

As ações do projeto serão executadas com foco em mandiocultores familiares beneficiados pelas ações de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria, que se destina a famílias em situação de extrema pobreza e com renda familiar de até R$ 70,00 por pessoa.

“Com a produção de manivas de alta qualidade e pureza por meio do projeto Reniva e sua multiplicação e repasse aos produtores familiares de Alagoas, a Codevasf dará mais um passo na estruturação dessa importante atividade produtiva, que gera trabalho e renda para milhares de famílias do semiárido. A mandiocultura será uma das atividades produtivas que serão estruturadas nas ações de inclusão produtiva do Plano Brasil sem Miséria”, frisa Solange Marcelino.

O superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Luiz Alberto Moreira, destaca que o governo federal está no caminho certo na estruturação de uma atividade produtiva tão importante para a região Nordeste como é a mandiocultura.

“A cultura da mandioca em nossa região é bastante forte e está ligada, inclusive, à cultura nordestina, como o exemplo das casas de farinhas, que são patrimônios culturais do Nordeste. Apoiar e modernizar a mandiocultura é pensar de forma estratégica o desenvolvimento regional, com foco no futuro, sem se esquecer do papel histórico dessa atividade produtiva”, declarou.

Somente na região do agreste alagoano são cerca de 26 mil mandiocultores familiares que produzem a mandioca numa área média de 1 hectare por produtor, totalizando uma produção anual de 325 mil toneladas da raiz.

Projeto Reniva

O Projeto Rede de Multiplicação e Transferência de Materiais Propagativos de Mandioca com Qualidade Genética e Fitossanitária – Reniva - tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva da mandioca na região nordeste a partir da seleção de manivas de alta qualidade e pureza e sua multiplicação e repasse a produtores do Nordeste.

A Codevasf – em parceria com Ministério da Integração Nacional, Governo do Estado da Bahia e Embrapa – é executora das ações do Projeto Reniva.

Além da Codevasf, participam da execução do projeto Reniva Nordeste em Alagoas a Embrapa, o APL da Mandioca e a Câmara Setorial da Mandioca de Alagoas, entre outras instituições.