Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Famílias, escolas rurais e postos de saúde do sertão maranhense recebem cisternas do Água para Todos
conteúdo

Notícias

Famílias, escolas rurais e postos de saúde do sertão maranhense recebem cisternas do Água para Todos

Mais de 20 mil moradores do sertão maranhense já contam com as cisternas para armazenamento de água das chuvas instaladas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no âmbito do programa Água para Todos, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional (MI).
publicado: 24/10/2013 16h55, última modificação: 01/11/2022 14h21

Mais de 20 mil moradores do sertão maranhense já contam com as cisternas para armazenamento de água das chuvas instaladas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no âmbito do programa Água para Todos, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional (MI).

Cada cisterna pode armazenar 16 mil litros de água, quantidade suficiente para abastecer uma família de cinco pessoas por até seis meses. Nos períodos de chuvas, a água é captada no telhado da casa e conduzida ao interior das cisternas por um sistema de calhas e canos.

No Maranhão houve instalação dos equipamentos nos municípios de Alto Alegre do Maranhão, Anajatuba, Arari, Cantanhede, Codó, Matões do Norte, Miranda do Norte, Peritoró, Pirapemas, São Mateus do Maranhão, Viana e Vitória do Mearim. Os outros municípios que receberão cisternas são Capinzal do Norte, Coroatá, São João Batista e São João do Sóter. A meta inicial de instalação, de 4.302 cisternas, já foi concluída. Outras 1.075 cisternas deverão ser instaladas até o final deste ano, chegando-se a 5.377 unidades.

Além dos reservatórios instalados nos terreiros das casas, 91 escolas rurais e cinco postos de saúde também receberam cisternas. A identificação dos estabelecimentos sociais se dá mediante a informação do código das entidades escolares da educação básica no Censo Escolar, gerado pelo sistema Educacenso no momento do cadastro da escola no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep/MEC, e do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES.

No Maranhão, 418 pessoas foram incluídas no programa Água para Todos por meio da busca ativa, instrumento de busca e inclusão de potenciais beneficiários em programas sociais do governo federal, sob coordenação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O sistema utiliza dados contidos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) como ponto de partida na identificação de famílias em situação de vulnerabilidade social em áreas geográficas específicas.

No processo de busca ativa dos potenciais beneficiários do Água para Todos, as equipes de campo da Codevasf são divididas em áreas geográficas, que podem englobar diversas comunidades rurais difusas. Localizadas as famílias de potenciais beneficiários do programa, a residência onde a cisterna será instalada é fotografada e georreferenciada com a utilização de equipamento de GPS, o que comporá o banco de dados do programa.

As cisternas

As cisternas instaladas pela Companhia são de polietileno e suas principais vantagens são a resistência, a rapidez de instalação e as condições de armazenamento da água, que impedem a incidência de luz solar e evitam a proliferação de algas. Com a observância de cuidados básicos, que são comunicados pela Codevasf aos beneficiados, a água é própria para beber e para o preparo de alimentos.

Ouça a notícia na Rádio Codevasf:
http://www.codevasf.gov.br/principal/promocao-e-divulgacao/central-de-radio/materias-e-entrevistas-2013/35-familias-escolas-rurais-e-postos-de-saude-do-sertao-maranhense-recebem-cisternas-do-agua-para-todos.mp3