Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Equipamentos entregues pela Codevasf beneficiam associações no norte da Bahia
conteúdo

Notícias

Equipamentos entregues pela Codevasf beneficiam associações no norte da Bahia

Com o objetivo de melhorar a infraestrutura do homem do campo, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da 6ª Superintendência Regional em Juazeiro (BA), entregou, nesta semana, materiais para ensilagem e abastecimento d’água.
publicado: 09/10/2013 09h09, última modificação: 01/11/2022 14h21

Com o objetivo de melhorar a infraestrutura do homem do campo, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da 6ª Superintendência Regional em Juazeiro (BA), entregou, nesta semana, materiais para ensilagem e abastecimento d’água.

As associações beneficiadas foram: Associação Agrícola Vale do Paraíso (Sobradinho); de Moradores, Agricultores e Criadores Rurais do Horto Salitre e Vizinhança (Juazeiro); e de Pequenos Produtores Rurais da Fazenda Riacho do Umbuzeiro (Chorrochó).

Ao todo, a Codevasf investiu recursos da ordem de R$ 15 mil para doação de dois conjuntos de equipamentos e acessórios para trituração de mandioca/palma e ensilagem de forrageira, além de outros R$ 4,5 mil destinados à liberação de aproximadamente 1.600 tubos com 35 mm de diâmetro cada, para complementação de sistemas simplificados de abastecimento de água provisório em comunidades rurais.

Do quantitativo, 300 unidades serão alocadas no distrito do Junco, localizado no Vale do Salitre, para implantação de sistema de irrigação de uso comum na agricultura familiar, abrangendo 84 residências e beneficiando mais de 400 habitantes; e outros 1.336 tubos para o Povoado de Novo São Gonçalo, em Sobradinho, a ser utilizados por 80 produtores rurais para consumo humano e dessedentação animal.

O superintendente da Codevasf em Juazeiro (BA), Emanoel Lima, destaca a importância dessa ação. “O Governo Federal tem buscado incentivar o desenvolvimento social e econômico do meio rural, e nisso, insere-se o Semiárido baiano, onde atividades deste tipo fortalecem a geração de emprego e renda, preservação ambiental e segurança alimentar”.

A produção de palma é utilizada para alimentação, humana ou animal, sobretudo no período de seca. O broto e os frutos servem para preparo culinário e podem ser consumidos ao natural ou processados.

A palma pode ser conservada por vários dias em lugares secos e à temperatura ambiente. Antes de qualquer preparo, devem ser retirados eventuais espinhos, para em seguida, a palma ser lavada inteira. O produto, quando bem tampado em conserva, pode durar até seis meses na geladeira.

Ouça a notícia da Rádio Codevasf:

http://www.codevasf.gov.br/principal/promocao-e-divulgacao/central-de-radio/materias-e-entrevistas-2013/15-equipamentos-entregues-pela-codevasf-beneficiam-associacoes-no-norte-da-bahia.mp3