Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Equipamentos entregues pela Codevasf asseguram acesso a água para mais de nove mil moradores do semiárido mineiro
conteúdo

Notícias

Equipamentos entregues pela Codevasf asseguram acesso a água para mais de nove mil moradores do semiárido mineiro

Cerca de duas mil famílias de pequenos produtores rurais do semiárido mineiro terão acesso a água facilitado com a doação, pela Codevasf, de equipamentos e materiais destinados ao abastecimento de água. O investimento, de R$ 850 mil, recurso oriundo de emenda parlamentar, beneficia 71 comunidades rurais de 13 municípios do norte de Minas Gerais, todas com acesso precário à água, e algumas delas dependentes de caminhões pipa.
publicado: 19/09/2013 12h40, última modificação: 01/11/2022 14h21

Cerca de duas mil famílias de pequenos produtores rurais do semiárido mineiro terão acesso a água facilitado com a doação, pela Companhia de Desenvolvimento os Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), de equipamentos e materiais destinados ao abastecimento de água. O investimento, de R$ 850 mil, recurso oriundo de emenda parlamentar, beneficia 71 comunidades rurais de 13 municípios do norte de Minas Gerais, todas com acesso precário à água, e algumas delas dependentes de caminhões pipa.

A ação irá levar água para mais de nove mil pessoas, tanto para consumo humano como para a dessedentação de pequenos animais. Em algumas localidades, a água também será usada para pequenas hortas comunitárias, principalmente em escolas e creches municipais onde o cultivo se destina ao complemento da merenda escolar dos alunos.

Entre os equipamentos entregues pela Codevasf estão bombas submersas, reservatórios de fibra de vidro com capacidades para cinco e dez mil litros, quadros de comandos elétricos e mais de 205 quilômetros tubos de pvc, os quais serão usados para a condução da água até um chafariz comunitário ou mesmo até a casa do beneficiário. Em algumas localidades que antes não tinham fonte natural de captação de água, a Codevasf perfurou poços tubulares.

O médico e prefeito de Lassance, Idson Fernandes Brito, que esteve reunido com o superintendente da Codevasf em Minas Gerais, Dimas Rodrigues, durante a assinatura do termo de doação de mais de dezoito mil metros de tubos pvc, disse que, com os equipamentos, o município estará agora dotado de um constante e eficiente sistema de distribuição de água limpa e própria para o consumo humano. O novo sistema terá como fonte hídrica um riacho que corta a Serra do Cabral.

Para o líder comunitário Hebert Levi, do Núcleo de Desenvolvimento dos Moradores do Município de São Romão, que congrega várias pequenas comunidades rurais, esta ação da Codevasf veio resolver em definitivo a situação de muitas famílias que dependiam de caminhões pipa. As 71 comunidades beneficiadas pelas doações pertencem aos municípios de Janaúba, Mato Verde, Montes Claros, Brasília de Minas, São Romão, Januária, Pirapora, Bonito de Minas,São Francisco, São João da Ponte, Lassance, Francisco Sá e Itacarambi.

O superintendente Dimas Rodrigues destacou que a doação de equipamentos para acesso a água em comunidade rurais, por seu alto alcance social e comunitário, é um trabalho executado pela Codevasf durante todo o ano, e não apenas uma ação esporádica feita em períodos de estiagens. A demanda, observa ele, parte das prefeituras e associações comunitárias, e é atendida pela Codevasf na medida em que os recursos estejam disponíveis.

Ouça a notícia da Rádio Codevasf:

http://www.codevasf.gov.br/principal/promocao-e-divulgacao/central-de-radio/materias-e-entrevistas-2013/24-equipamentos-entregues-pela-codevasf-asseguram-acesso-a-agua-para-mais-de-nove-mil-moradores-do-semiarido-mineiro.mp3