Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Codevasf promove Salão Brincando com Arte 2013
conteúdo

Notícias

Codevasf promove Salão Brincando com Arte 2013

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promove, até o próximo dia 25 de outubro, o XI Salão Infantojuvenil Brincando com Arte. Com o tema “Fatores de Desenvolvimento da Região das Bacias Hidrográficas dos Rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim”, a mostra reúne obras de estudantes de escolas públicas e ateliês do Distrito Federal.
publicado: 16/10/2013 10h17, última modificação: 01/11/2022 14h21

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promove, até o próximo dia 25 de outubro, o XI Salão Infantojuvenil Brincando com Arte. Com o tema “Fatores de Desenvolvimento da Região das Bacias Hidrográficas dos Rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim”, a mostra reúne obras de estudantes de escolas públicas e ateliês do Distrito Federal. A exposição é aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, no Espaço Cultura Codevasf (SGAN, quadra 601, Ed. Manoel Novaes – Térreo). O encerramento do evento será marcado pela premiação dos melhores trabalhos.

As obras estão divididas em quatro categorias: “Infantil” (de 7 a 10 anos); “Juvenil I” (de 11 a 14 anos); “Juvenil II” (de 15 a 18 anos) e “Especial”. Nesta última, não há limitação de idade, nem concorrência. Nas demais modalidades, haverá premiação para os classificados em 1º, 2º e 3º lugares, conforme decisão da comissão julgadora formada por pessoas ligadas à arte.

Será premiado, também, o vencedor escolhido pelo “júri popular”, composto por empregados da Codevasf. Os estudantes receberão troféus ou medalhas e kits com materiais de produção artística, tais como cavaletes de pintura, revistas especializadas, tintas, pincéis, telas e lápis aquareláveis.

O Salão Infantojuvenil Brincando com Arte é realizado todos os anos, no mês de outubro, no Espaço Cultura Codevasf. O objetivo é promover o estudo dos vales onde a empresa atua e despertar novos talentos no mundo das artes.

Desde 2003, o evento é organizado com um enfoque de inclusão, tanto pelo incentivo à participação de estudantes de escolas públicas e projetos sociais do Distrito Federal e entorno, como pela parceria com instituições que atuam com pessoas com deficiência, proporcionando que estas sejam integradas à mostra, concorrendo em categoria própria.


Espaço Cultura Codevasf


As primeiras atividades da Codevasf na área cultural foram em 1997 e 1998 quando, por intermédio da Associação dos Empregados da Codevasf (Assemco), foram promovidos dois salões de artes plásticas no hall do auditório Avelino Costalonga, na sede da empresa em Brasília. Ao todo, 80 artistas de Brasília e de regiões do vale do São Francisco expuseram seus trabalhos.

Diante do sucesso alcançado, em 1999, o espaço abrigou a exposição para o lançamento do projeto “Uma viagem pictórica pelo Velho Chico”, do artista plástico Otoniel Fernandes Neto, além de um livro cultural de sua autoria. A exposição fez parte das comemorações pelos 25 anos da Codevasf.

De 1999 a 2003, o então Espaço Cultural foi administrado por um grupo de servidores da Codevasf, liderado pelo então coordenador de Comunicação Social da empresa e artista plástico Luiz Roberto da Rocha Maia. Foi um período de intensas atividades, com exposições periódicas quinzenais, atraindo o interesse de artistas locais e de outros estados, como São Paulo, Goiás e Minas Gerais e da região do vale do São Francisco. Um dos principais eventos, “Salões Infanto-Juvenis”, abordou a temática sobre o rio São Francisco, contando com a participação de estudantes de Brasília. Essa atividade permaneceu e hoje é realizada todos os anos com o nome de “Salão Infantojuvenil Brincando com Arte”.

Naquela época, a Codevasf também promoveu oficinas de criatividade para os funcionários e familiares. Após cada oficina, foram montadas exposições com os trabalhos produzidos. Foram realizadas três oficinas: uma de escultura com Roberto Glaussen e duas de pintura com Otoniel Fernandes Neto e com Rocha Maia. O objetivo da iniciativa foi revelar talentos na empresa e incentivar a produção artístico-cultural.

Em 2004, como parte da programação comemorativa dos 30 anos da Codevasf, o Espaço Cultural abrigou a exposição “São Francisco, Protetor das Águas”, do artista plástico Gilberto Mello. A mostra, composta por cerca de trinta quadros feitos com técnicas de colagem, exaltou a preservação das águas dos rios, os animais, a vegetação - uma autêntica homenagem ao amor de São Francisco à natureza.

Atualmente, o Espaço Cultura Codevasf permanece com a missão de valorizar a arte brasileira e apoiar iniciativas relacionadas às tradições e valores culturais. Exposições distintas ocorrem, em média, a cada 15 dias. Em toda a história do espaço, já foram realizadas cerca de 100 mostras com obras artísticas.


SERVIÇO:

XI Salão Infantojuvenil Brincando com Arte

Visitação: Até o dia 25 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30

Local: Espaço Cultura Codevasf ( SGAN, quadra 601, Ed. Manoel Novaes – Térreo)

Informações: (61) 2028-4758 – falar com Nilma Nogueira, curadora do Espaço Cultura Codevasf.

Ouça a notícia na Rádio Codevasf:

http://www.codevasf.gov.br/principal/promocao-e-divulgacao/central-de-radio/materias-e-entrevistas-2013/23-codevasf-promove-salao-bricvando-com-arte-2013.mp3