Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Codevasf lança manual de criação de peixes durante evento nacional em Fortaleza (CE)
conteúdo

Notícias

Codevasf lança manual de criação de peixes durante evento nacional em Fortaleza (CE)

publicado: 11/11/2014 16h56, última modificação: 01/11/2022 14h22

O Manual de Criação de Peixes em Viveiros, publicado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), será lançado na noite desta terça-feira (11) para os participantes da 11ª Feira Nacional do Camarão (Fenacam), que teve início na segunda-feira (10) e vai até a próxima sexta-feira (13), no Centro de Eventos de Fortaleza (CE). A apresentação do manual será realizada no estande da empresa no evento. No espaço, estão expostos também materiais de divulgação sobre a atuação da Companhia com destaque para as ações na área de aquicultura e pesca.

O Manual de Criação de Peixes em Viveiros visa auxiliar produtores, técnicos da área, alunos e interessados no tema dos manejos e das boas práticas necessárias a esse tipo de atividade. “O material tem como objetivo dar acesso gratuito a conhecimentos atualizados em piscicultura e foi dividido em 10 capítulos. Dentre os assuntos abordados, estão a elaboração de projetos, a construção da infraestrutura, a qualidade da água e o manejo produtivo. Nele são abordadas todas as fases de produção, desde a compra do alevino até a venda do peixe ao consumidor final”, explica Izabel Aragão, gerente de Desenvolvimento Territorial da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf.

O material vem sendo demandado por interessados de todo o Brasil, e já chegaram pedidos até de outros países da América Latina. Os manuais podem ser encontrados em formato digital para download no site da Codevasf (menu Publicações).

Produção técnico-científica

“A Codevasf já possui uma história de sucesso no desenvolvimento de tecnologias e transmissão de conhecimento em piscicultura. Com a publicação desse manual, mais uma vez colaboramos para o fortalecimento da atividade no país, incentivando o desenvolvimento sustentável e favorecendo o pequeno produtor”, destaca a gerente Izabel Aragão.

Fenacam1A Codevasf, desde o final da década de 1970, produziu ou colaborou com a produção de mais de 1.200 publicações científicas, entre as quais artigos em revistas nacionais e internacionais, livros, capítulos de livros, monografias, dissertações de mestrado, teses de doutorado e resumos apresentados em congressos. A maioria das publicações é oriunda de pesquisas realizadas nos Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Codevasf.
Na década de 1980, a Codevasf publicou inúmeras cartilhas com temas diversos: transporte de larvas e alevinos, propagação artificial de peixes, beneficiamento e conservação de pescado, produção de alevinos, entre outros. Em 1984, a Companhia publicou o Manual de Identificação de Peixes da Região de Três Marias, e em 1985 a Codevasf lançou o Manual de Piscicultura, duas publicações que por muito tempo foram referência nacional.

Em 2009, a Codevasf optou pela concepção de manuais práticos e didáticos, tendo como principal público o produtor familiar, sendo o Manual de Criação de Peixes em Tanques-Rede o primeiro de uma série nesses moldes. Inicialmente foram impressos apenas dois mil exemplares; entretanto, o sucesso foi tão grande que o manual já está na segunda edição, tendo sido impressos 50 mil exemplares desde então.

Abertura do evento

Na solenidade de abertura, o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), engenheiro de pesca Itamar de Paiva Rocha, em seu pronunciamento comentou a parceria. “É uma grata satisfação contar com o apoio da Codevasf neste evento de primeira grandeza onde os visitantes e participantes terão a oportunidade de saber dos avanços tecnológicos do setor”, ressaltou.

Representando a Codevasf no evento, o diretor da Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas, Eduardo Motta, ressaltou a importância de a empresa participar da Fenacam. “É fundamental a Codevasf participar deste evento. É uma satisfação estarmos presentes na Fenacam com um estande e também com a participação de técnicos das oito Superintendências Regionais e da sede, o que demonstra que a empresa tem total prioridade no desenvolvimento desta atividade e de estabelecer parcerias como as que estamos fazendo com o Ministério da Pesca e outros órgãos ligados à aquicultura”, explicou Motta.

A solenidade de abertura contou com presença do ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes, que, em seu pronunciamento, informou ter perspectivas positivas para o futuro da pesca no Brasil, começando com investimentos a partir de 2015, com a implementação de novas políticas públicas voltadas ao setor, com a renovação da frota brasileira e do plano safra para a pesca, ampliação da área de produção, além da estruturação da cadeia produtiva em locais de amplo potencial no País. “Os desafios são do tamanho do setor. Temos projetos para curto, médio e longo prazos. O Brasil tem potencial extraordinário para a pesca e a aquicultura”, afirmou Lopes.

Sobre a Fenacam 2014

A XI Fenacam tem como objetivo reunir representantes da indústria da aquicultura com enfoque principal para o camarão marinho, piscicultura de água doce e pesca no Brasil, além de toda sua cadeia produtiva, bem como acadêmicos e demais instituições que atuam no segmento. O evento pretende, a cada edição, ser o grande canal agregador para apoiar a estrutura operacional da cadeia produtiva da aquicultura, estimulando o crescimento e a consolidação do setor em todo o Brasil, desde as micro e pequenas empresas às grandes indústrias.

Um dos destaques do evento é a realização simultânea do I Simpósio Internacional de Carcinicultura e VIII Simpósio Internacional de Aquicultura, que contarão com diversos painéis, palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos técnico-científicos.

Veja fotografias no perfil da Codevasf no Flickr:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157648655836378/