Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Codevasf inclui famílias em situação de pobreza na Rota do Mel em Alagoas
conteúdo

Notícias

Codevasf inclui famílias em situação de pobreza na Rota do Mel em Alagoas

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou nesta sexta-feira (8) a entrega de kits de apicultura e de certificados de capacitação em criação de abelhas a 30 famílias de Alagoas. Com esta ação, que integra o trabalho de inclusão produtiva do Plano Brasil sem Miséria (PBSM), as famílias serão incluídas na rota de produção de mel do estado – Rota do Mel. Na quinta-feira (7), outras 51 famílias em situação de extrema pobreza receberam os kits de apicultura e os certificados de capacitação.
publicado: 08/11/2013 19h56, última modificação: 01/11/2022 14h21

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou nesta sexta-feira (8) a entrega de kits de apicultura e de certificados de capacitação em criação de abelhas a 30 famílias de Alagoas. Com esta ação, que integra o trabalho de inclusão produtiva do Plano Brasil sem Miséria (PBSM), as famílias serão incluídas na rota de produção de mel do estado – Rota do Mel. Na quinta-feira (7), outras 51 famílias em situação de extrema pobreza receberam os kits de apicultura e os certificados de capacitação.

Sebastião Barbosa é agricultor na comunidade Sítio Cajueiro, no município de Santana de Ipanema, no sertão de Alagoas. Ele e sua família plantam abóbora, milho e mandioca, criam animais como galinhas e ovelhas e desenvolvem atividades de apicultura, mas sem assistência técnica e equipamentos adequados. O agricultor representou os apicultores na cerimônia de entrega dos kits de apicultura e se mostrou empolgado com o apoio do governo federal, por meio da Codevasf, para o fortalecimento da renda das famílias rurais.

“Há algum tempo trabalho com apicultura, mas não tenho todos os equipamentos. Em um tempo está tudo bem, mas em outros não temos produção. Daí veio a Codevasf para trazer esse apoio. Agora vou produzir um mel melhor”, comemorou.

Luciene Borges é uma das lideranças do Assentamento São José, localizado no povoado Campo Redondo, em Penedo (AL). Lá, 20 assentados foram cadastrados e capacitados para receber os kits de apicultura do Plano Brasil Sem Miséria. Segundo ela, os agricultores assentados da comunidade já produzem feijão, milho e mandioca e tentaram trabalhar com apicultura há alguns anos, mas sem sucesso. “Já tivemos uma experiência que não deu certo com abelhas, mas agora, com o apoio da Codevasf e a oferta da assistência técnica pela Prefeitura de Penedo, acreditamos que teremos sucesso e teremos um aumento na renda de nossos assentados”, afirmou.

Luciene Borges disse ainda que a comunidade está bastante esperançosa com a possibilidade de implantação de um entreposto de mel na região situada entre Penedo e Piaçabuçu. “Com a possível implantação do entreposto de mel desejamos levar nossa produção para lá. Também já temos em mente a venda do mel produzido no assentamento para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, explicou.

Durante a entrega dos kits produtivos em Penedo na quinta-feira (7), o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Luiz Alberto Moreira, anunciou a implantação de 14 entrepostos de mel no estado, o que, segundo ele, representa uma importante ação da Companhia na estruturação da Rota do Mel.

“Estamos trabalhando para implantar 14 entrepostos de mel em municípios de nossa área de atuação em Alagoas. Essas unidades irão absorver a produção e servirá como ponto de apoio para a comercialização dos produtos apícolas da Rota do Mel. Esses futuros apicultores que hoje contam com o apoio do governo federal, por meio da Codevasf, para se iniciarem na atividade terão à disposição uma infraestrutura de apoio à comercialização. Além disso, o Ministério da Integração Nacional já sinalizou com a ampliação do número de famílias atendidas nas ações de apicultura dos atuais 548 para um mil”, disse Moreira.

Presentes nas cerimônias de entrega dos kits de apicultura do PBSM, os prefeitos dos três municípios contemplados nesta semana comemoram o apoio da Codevasf para a eliminação da pobreza extrema nesses municípios com a geração de trabalho e renda.

“Nosso povo acredita em sua capacidade. Temos aqui grandes áreas de mata propícias à atividade de apicultura. Eu cresci em Piaçabuçu vendo essa produção de mel. Essa ação da Codevasf com o Plano Brasil Sem Miséria reacende a esperança de a nossa população voltar a ter renda a partir do mel produzido em nossas matas”, declarou a prefeita de Piaçabuçu, Lúcia Marinho. De acordo com ela, a prefeitura pretende adquirir a produção de mel das famílias beneficiadas para o programa de merenda escolar do município.

O prefeito de Penedo, Marcius Beltrão, destacou a parceria entre os governos federal e municipal para a inclusão produtiva nos municípios da área de atuação da Codevasf em Alagoas. “Essa união é fundamental para o desenvolvimento regional sustentável de Penedo e demais municípios do vale do São Francisco alagoano. É uma ação que fixa o homem do campo no meio rural, dando condições de produção e desenvolvimento”, apontou.

O prefeito de Santana do Ipanema, Mário Silva, avaliou os avanços promovidos no país pelo PBSM. “O Plano Brasil Sem Miséria representa um passo importante para o desenvolvimento do Brasil. Isso significa em Santana do Ipanema que essas famílias terão melhores condições de trabalho e de renda com sua inclusão na atividade de apicultura. Esse é um incentivo para manter as famílias no campo com condições de produção, evitando o inchaço das cidades e suas consequências sociais”, argumentou.

Para a execução das ações de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria vinculadas a apicultura, a Codevasf investiu em 22 municípios de Alagoas mais de R$ 4 milhões providos pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) do Ministério da Integração Nacional. As prefeituras dos municípios atendidos proverão assistência técnica aos produtores.

Estas ações PBSM têm como foco famílias com renda per capita de até R$ 70,00 inscritas no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadUnico). Os kits de apicultura repassados pela Codevasf incluem, entre outros itens, equipamentos de proteção individual, colmeias, fumigador e cera de abelha.