Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Codevasf e Unit firmam parceria para pesquisas na área de recursos pesqueiros e aquicultura
conteúdo

Notícias

Codevasf e Unit firmam parceria para pesquisas na área de recursos pesqueiros e aquicultura

Técnicos da Codevasf poderão realizar atividades de pesquisa, ensino e extensão juntamente com a Universidade Tiradentes, por meio da disponibilização das instalações, materiais e equipamentos do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume, que fica em Neópolis (SE), além de poderem participar da elaboração, execução e publicação de seus trabalhos de pesquisa e extensão. Isso será possível graças ao acordo de cooperação técnica celebrado entre a Codevasf, por meio do centro integrado, e a Universidade Tiradentes (UNIT).
publicado: 18/09/2013 17h58, última modificação: 01/11/2022 14h21

Técnicos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) poderão realizar atividades de pesquisa, ensino e extensão juntamente com a Universidade Tiradentes, por meio da disponibilização das instalações, materiais e equipamentos do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume, que fica em Neópolis (SE), além de poderem participar da elaboração, execução e publicação de seus trabalhos de pesquisa e extensão. Isso será possível graças ao acordo de cooperação técnica celebrado entre a Codevasf, por meio do centro integrado, e a Universidade Tiradentes (UNIT).

Segundo o engenheiro de pesca do Centro Integrado de Betume, Irữ Guimarães, “o acordo de cooperação com a UNIT possibilitará a soma de competências institucionais, intercâmbio de conhecimento e maximização de recursos públicos para a realização de ações conjuntas que visem ao desenvolvimento de tecnologias, pesquisas e capacitações na região do baixo São Francisco sergipano.”

O acordo terá validade de cinco anos e não envolve a transferência de recursos financeiros entre a Codevasf e a Universidade Tiradentes (UNIT). As despesas necessárias para a realização do acordo serão assumidas pelos partícipes nos limites de suas atribuições.

Avanços em conhecimento – O Centro Integrado de Betume possui infraestrutura de laboratórios, equipamentos, materiais biológicos e técnicos qualificados para a realização de estágios, capacitações e pesquisas cientificas nas áreas de recursos pesqueiros, aquicultura, limnologia, que em cooperação com a Universidade Tiradentes proporcionará diversos avanços nos conhecimentos técnicos e científicos, capacitação e desenvolvimento de pesquisas voltadas para a realidade do Estado de Sergipe.

Segundo Kênia Marcelino, gerente de Desenvolvimento Territorial da Codevasf, o desafio do país de elevar a produção brasileira de pescado vem ensejando grande esforço do Governo Federal na realização de investimentos em infraestrutura e na capacitação em aquicultura e pesca. “Portanto, no sentido de otimizar estes esforços para a integração de instituições públicas e privadas em prol do desenvolvimento da aquicultura e da sustentabilidade dos recursos pesqueiros, a celebração de acordos de cooperação técnica se mostra uma importante alternativa para a realização de pesquisas e divulgação dos conhecimentos gerados”, acrescenta.

Por isso, de acordo com a gerente, a cooperação entre instituições com recursos humanos qualificados e infraestrutura adequada para a realização de atividades de pesquisa, ensino e extensão, resulta na geração de novas tecnologias e no desenvolvimento da aquicultura e pesca na área de atuação da Codevasf e no país, melhorando a aplicação de recursos financeiros e humanos.

“A proximidade da Codevasf com o setor produtivo propicia a comunicação entre pesquisadores, técnicos e produtores, por meio de cursos de capacitação e atividades de assistência técnica e extensão rural, facilitando a aplicação dos resultados das pesquisas para a produção de pescado em sua área de atuação”, destaca Kênia.

Cooperação com Angola – No Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume dez técnicos angolanos receberam treinamento por meio de um acordo de cooperação técnica internacional firmado no ano passado entre a Codevasf e o Instituto de Desenvolvimento da Pesca Artesanal e da Aquicultura (IPA), do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas da República de Angola.

Durante os seis meses em que foram treinados em Sergipe, os dez técnicos angolanos aprenderam técnicas de reprodução artificial de peixes, alimentação, produção de alevinos e controle de qualidade da água. O objetivo foi capacitar esses técnicos para operarem centros de apoio à pesca do IPA, criados para exercer atividade semelhante aos centros integrados mantidos pela Codevasf e também com o intuito de diversificar a economia primária de Angola e aquecer a economia nacional.

Ao mesmo tempo em que se firma como referência internacional, o Centro Integrado de Betume recebe investimentos da ordem de R$ 4 milhões para reforma e ampliação da unidade. As obras, já em andamento, vão possibilitar o aumento da produção de alevinos (ampliando a capacidade instalada para 8 milhões de alevinos por ano), a inserção de novas espécies de peixes nativos e exóticos e a realização de novas pesquisas. A reforma será concluída em 2014.

Atuação da Codevasf – A Codevasf atua em ações de revitalização das bacias hidrográficas do São Francisco, no âmbito da aquicultura e recursos pesqueiros, desenvolvendo parceria com várias instituições, dentre as quais as Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG), de São Carlos (UFSCar), de São Paulo (USP), de Alagoas (UFAL), de Viçosa (UFV) e do Piauí (UFPI), a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Embrapa, Ibama e as Centrais Elétricas de Minas Gerais (Cemig), Agência Nacional de Águas (ANA), entre outras.

Como resultado dessas parcerias foram produzidas mais de 1200 publicações científicas, como artigos em revistas nacionais e internacionais, livros, capítulos de livros, monografias, dissertações de mestrado, teses de doutorado, resumos apresentados em congressos além de manuais de criação e identificação de espécies de peixe da bacia do rio São Francisco.

Ouça a notícia da Rádio Codevasf:

http://www.codevasf.gov.br/principal/promocao-e-divulgacao/central-de-radio/materias-e-entrevistas-2013/23-codevasf-e-universidade-tiradentes-firmam-parceria-para-pesquisas-na-area-de-recursos-pesqueiros-e-aquicultura.mp3