Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Codevasf e governo baiano reforçam ações de acesso a água e inclusão produtiva no semiárido
conteúdo

Notícias

Codevasf e governo baiano reforçam ações de acesso a água e inclusão produtiva no semiárido

Ações de acesso a água e de inclusão produtiva serão levadas nesta segunda-feira (11) à população da região de Irecê, no semiárido baiano, pela Codevasf e pelo governo da Bahia. Durante o evento, o presidente da Codevasf, Elmo Vaz, assinará ordens de serviço para instalação de cisternas de consumo humano a famílias que vivem em comunidades rurais difusas de 11 municípios da região, e para perfuração de 119 poços artesianos em 15 municípios.
publicado: 08/11/2013 19h59, última modificação: 01/11/2022 14h21

Ações de acesso a água e de inclusão produtiva serão levadas nesta segunda-feira (11) à população da região de Irecê, no semiárido baiano, pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e pelo governo da Bahia.

Durante o evento, o presidente da Codevasf, Elmo Vaz, assinará ordens de serviço para instalação de cisternas de consumo humano a famílias que vivem em comunidades rurais difusas de 11 municípios da região, e para perfuração de 119 poços artesianos em 15 municípios. Estas ações integram o programa Água para Todos, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional (MI) e executado pela Codevasf em sua área de atuação.

A Companhia também entregará kits de apicultura para 10 associações de produtores familiares do Território de Irecê, beneficiando 175 famílias; kits de irrigação para 13 associações de agricultores familiares de oito municípios; e também ovinos e caprinos para cinco associações de pequenos criadores. As ações integram o eixo de inclusão produtiva do Plano Brasil sem Miséria, executado pela Codevasf com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR/MI), e também a vertente Segunda Água do programa Água para Todos (kits de irrigação).

Maquinário e Ater

O governo da Bahia, por seu turno, entregará um conjunto de máquinas ao Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (CDS) do Território de Irecê. O kit de máquinas a ser entregue ao CDS é composto por trator esteira, pá carregadeira, escavadeira hidráulica e caminhão caçamba – um investimento de mais de R$ 1,5 milhão.

O maquinário será recebido pelo presidente do Consórcio, Luizinho Sobral, prefeito de Irecê, que representará todos os prefeitos consorciados. Esta ação visa intensificar o desenvolvimento do semiárido e beneficiará os 21 municípios do território de identidade de Irecê.

Também será assinado convênio para incrementar a assistência técnica oferecida a 8,7 mil agricultores familiares baianos fornecedores de grãos de mamona, girassol e óleo de dendê. O acordo entre o Governo do Estado e Petrobrás Biocombustível traz, pela primeira vez, o preparo mecanizado da área para o agricultor familiar, com foco no aumento da produção e da produtividade de oleaginosas. A parceria, concretizada por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura (Seagri), está alinhada aos compromissos do Selo Combustível Social, de inclusão da agricultura familiar na cadeia de produção de biodiesel.

Ao todo, 6,1 mil produtores de mamona serão beneficiados pelo novo modelo de assistência técnica e poderão contar com acompanhamento em todo o processo de produção, além de assistência técnica e extensão rural até a compra do grão. O convênio contempla ainda mil produtores de girassol e 1,6 mil produtores de dendê. O trabalho seguirá o calendário agrícola e deverá se estender até dezembro.

Também serão entregues aos municípios, durante o evento, equipamentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), títulos de regularização fundiária e autorização de serviços para sistemas de abastecimento de água.

O secretário Rui Costa, que coordena o Comitê Estadual para Ações de Convivência e Desenvolvimento do Semiárido, salienta a importância das ações para o semiárido. “Com essas ações, estamos melhorando as condições de trabalho dos consórcios, dando condições para a continuidade e fortalecimento da produção dos agricultores familiares e desenvolvendo a região”, afirma.

As ações do governo estadual irão beneficiar a população dos municípios de América Dourada, Mulungu do Morro, Barra do Mendes, Barro Alto, Cafarnaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Ipupiara, Itaguaçú da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Presidente Dutra, São Gabriel, Uibaí, Xique Xique, Brotas de Macaúbas e Irecê.

Ouça a notícia na Rádio Codevasf:

http://www.codevasf.gov.br/principal/promocao-e-divulgacao/central-de-radio/materias-e-entrevistas-2013/16-codevasf-e-governo-baiano-reforcam-acoes-de-acesso-a-agua-e-inclusao-produtiva-no-semiarido.mp3