Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Codevasf apresenta livro sobre caranguejo-uçá na 11ª Fenacam, em Fortaleza (CE)
conteúdo

Notícias

Codevasf apresenta livro sobre caranguejo-uçá na 11ª Fenacam, em Fortaleza (CE)

O livro “Industrialização do caranguejo-uçá do Delta do Parnaíba” será relançado nesta quinta-feira (13), no estande da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na 11ª Feira Nacional do Camarão – Fenacam, que acontece em Fortaleza (CE). O relançamento será durante o encerramento da Feira, a partir das 18h, no Centro de Eventos de Fortaleza.
publicado: 13/11/2014 09h22, última modificação: 01/11/2022 14h22

O livro “Industrialização do caranguejo-uçá do Delta do Parnaíba” será relançado nesta quinta-feira (13), no estande da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na 11ª Feira Nacional do Camarão – Fenacam, que  acontece em Fortaleza (CE). O relançamento será durante o encerramento da Feira, a partir das 18h, no Centro de Eventos de Fortaleza.

A publicação é uma iniciativa conjunta entre a Codevasf e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) a partir dos resultados do “Projeto-piloto de industrialização do caranguejo-uçá no território da planície litorânea do Parnaíba, nos estados do Piauí e do Maranhão”. Os recursos são oriundos de um convênio entre a Codevasf e a Fundação de Educação, Cultura e
Desenvolvimento Tecnológico (Fundetec).

O livro será apresentado pelo engenheiro de pesca da Codevasf e coordenador do projeto, Albert Bartolomeu Rosa, que estará ao lado do diretor-presidente do IABS, Tadeu Assad, parceiro na publicação do livro.

“Essa publicação consolida o esforço implementado pela Codevasf com vistas à obtenção da sustentabilidade da atividade extrativista do caranguejo-uçá no Delta do Parnaíba, proporcionando melhores e mais seguras condições de trabalho ao imenso contingente de catadores daquela região e disponibilizando aos consumidores produtos que apresentem qualidade adequada e que sejam seguros do ponto de vista da sanidade dos alimentos”, explica Albert Rosa.

Viabilidade

CaranguejoA publicação reúne os estudos e as ações que estão sendo desenvolvidos pela Codevasf junto com outros parceiros, desde 2006, com vistas à estruturação e à sustentabilidade desta importante atividade produtiva extrativista. O livro descreve, por exemplo, os experimentos que levaram à criação de nove produtos à base de caranguejo-uçá, os quais foram submetidos a testes laboratoriais, sensoriais e de aceitabilidade do paladar de mais de 300 consumidores em restaurantes de Parnaíba e Teresina (PI), Fortaleza (CE) e Recife (PE).

De acordo com Albert Rosa, ficou demonstrado que a industrialização do caranguejo-uçá é altamente viável. “Os produtos desenvolvidos no projeto piloto apresentam grande possibilidade de ampliação de mercado para o caranguejo-uçá para além das cidades litorâneas próximas às áreas de produção e que não se restrinjam apenas a patinhas, casquinha e caranguejos inteiros”, observa.

O “Projeto piloto de industrialização do caranguejo-uçá no território da planície litorânea do Parnaíba, nos estados do Piauí e do Maranhão” contou com recursos do Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria de Programas Regionais, tendo como um dos executores o IABS e uma parceria firmada entre a Codevasf, a Fundação de Educação, Cultura e Desenvolvimento Tecnológico (Fundetec) e a Secom Aquicultura, Indústria e Comércio S.A, localizada em Luís Correia (PI) - que disponibilizou seu frigorífico e adaptou suas instalações para o
desenvolvimento de tecnologia de industrialização de caranguejo.

Codevasf na Fenacam 2014

A Codevasf participa da 11ª Fenacam com um estande de 36m² onde estão expostos materiais de divulgação sobre a atuação da empresa, com destaque para as ações na área de aquicultura e pesca. No local, também foi lançado o Manual de Criação de Peixes em Viveiros - mais uma publicação da Codevasf que visa o acesso gratuito a conhecimentos atualizados de piscicultura para produtores, estudantes e profissionais do ramo.

O objetivo da Fenacam é reunir representantes da indústria da aquicultura com enfoque principal para o camarão marinho, piscicultura de água doce e pesca no Brasil, além de toda sua cadeia produtiva, bem como acadêmicos e demais instituições que atuam no segmento.

Veja fotografias no perfil da Codevasf no Flickr:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157649252860351/