Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Codevasf apresenta ações de fomento à piscicultura no Médio São Francisco baiano durante seminário
conteúdo

Notícias

Codevasf apresenta ações de fomento à piscicultura no Médio São Francisco baiano durante seminário

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) apresenta suas ações relacionadas à piscicultura no Médio São Francisco baiano – área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Companhia, que é baseada em Bom Jesus da Lapa (BA) – nesta quinta e sexta (7 e 8), quando acontece, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), em Barreiras (BA), o I Seminário de Pesca e Aquicultura do Oeste da Bahia.
publicado: 07/11/2013 11h42, última modificação: 01/11/2022 14h21

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) apresenta suas ações relacionadas à piscicultura no Médio São Francisco baiano – área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Companhia, que é baseada em Bom Jesus da Lapa (BA) – nesta quinta e sexta (7 e 8), quando acontece, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), em Barreiras (BA), o I Seminário de Pesca e Aquicultura do Oeste da Bahia.

O evento é realizado pela União dos Municípios do Oeste da Bahia (UMOB) em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), a Secretaria da Agricultura do Estado da Bahia (Seagri) – por meio da Bahia Pesca – e as prefeituras de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, além da própria Codevasf.

“A iniciativa de realizar esse seminário partiu de uma necessidade da região que possui inegável potencial para produzir diferentes culturas utilizando a água. Os sistemas de agricultura irrigada são um bom exemplo de que qualquer atividade pode dar certo. Existem muitos projetos desta natureza no litoral. Agora, com o apoio do estado, a região oeste também poderá ser destaque nessa área”, comentou o presidente da UMOB e prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz.

“Um seminário como esse é muito importante por permitir um debate sobre o assunto. Discutiremos, por exemplo, sobre o projeto Rota do Peixe Barreiras-Irecê, que foi feito pela Codevasf e apresentado ao Ministério da Pesca e Aquicultura, que seria responsável pelo investimento necessário. O projeto envolve o trajeto entre a região de Barreiras e o Baixio de Irecê e pretende explorar o potencial que a piscicultura já tem por aqui, principalmente dentro do perímetro irrigado de São Desidério” diz Antônio do Carmo, chefe do escritório da Codevasf em Barreiras.

Ele acrescenta que a Rota do Peixe prevê várias atividades, como a criação de uma unidade de produção de alevinos, uma fábrica de farinha e óleo de peixe, para aproveitar os restos, além da disponibilização de assistência técnicas para os produtores. “Na região do Baixio de Irecê, está previsto um estudo de viabilidade da piscicultura e a criação de tanques escavados, caso se prove viável”, observa Antônio do Carmo.

O seminário deverá contar com as presenças do Ministro da Pesca e Aquicultura (MPA), Marcelo Crivella, do secretário de Agricultura do estado, Eduardo Salles, do superintendente regional da Codevasf, Lourival Gusmão, e dos prefeitos dos municípios que fazem parte da Umob: Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Brejolândia, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Mansidão, Muquém do São Francisco, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves, São Desidério, Santa Rita de Cássia e Wanderley.

A programação do evento contará com palestras, mesa redonda e painéis institucionais. A abertura oficial acontecerá na manhã desta quinta-feira (7), a partir das 9 horas. Em uma das primeiras palestras, o superintendente regional da Codevasf, Lourival Gusmão, tratará sobre as ações da companhia para fomento às atividades de pesca e aquicultura no Oeste baiano. A Companhia terá participação importante também no período da tarde, na palestra, realizada em parceria com a Bahia Pesca, sobre a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) relacionada à pesca e à aquicultura e as perspectivas de assistência aos produtores.

“O contato direto com importantes parceiros nossos, como as cooperativas e os pescadores, é um dos pontos positivos desse seminário. O objetivo é debater o desenvolvimento da piscicultura no oeste baiano. E a Codevasf tem um papel ímpar nesse processo por ser fomentadora e estamos em um momento importante, um estágio final para aprovação do projeto Rota do Peixe, que dá condições para o crescimento das ações de aquicultura. Também deveremos aproveitar o momento para transferir a gestão da Unidade de Beneficiamento de Pescado de Barreiras (UBP), construída e equipada pela Codevasf, para a sociedade civil organizada da região”, diz Lourival Gusmão.

“O oeste baiano possui uma forte vocação para a piscicultura, devido aos recursos hídricos existentes que norteiam a exploração, principalmente em tanques escavados. Este seminário impulsionará a atividade tanto dos produtores de peixes que já estão consolidados quanto daqueles que estão entrando na atividade, graças à reunião de informações regionais, e à apresentação das potencialidades atuais e oportunidades de investimentos no setor, contribuindo e incentivando a produção regional”, destaca Walkyria Antunes Pignata, analista em desenvolvimento regional da Codevasf.

Durante o evento, a Codevasf vai apresentar algumas das suas principais ações relacionadas à piscicultura na área de atuação da 2ª Superintendência Regional em 2013, a exemplo do apoio a projetos sociais por meio da distribuição de alevinos e ração, a doação de 37.500 alevinos para entidades como a Associação Comunitária Quilombola Lagoa das Piranhas, de Bom Jesus da Lapa, a Associação dos Produtores da Bacia Hidráulica da Barragem de Ceraíma, em Guanambi, e a Unidade Demonstrativa de Igaporã; o repovoamento de 21 corpos d’água em Macaúbas com 60 mil alevinos; a realização de sete peixamentos em reservatórios públicos, totalizando 33 mil alevinos doados; a doação de 24 tanques-rede para a comunidade da Ilha de Zezé, na Lagoa da Sampa, em Malhada; o trabalho de estruturação da cadeia produtiva, com UBPs e equipamentos; a transferência de peixes da Lagoa do Jacaré, em Paratinga, para o Rio São Francisco; o trabalho de assistência técnica para produtores de Barreiras; além da doação de insumos e equipamentos, capacitações, licenciamento e piscicultura nos perímetros irrigados.

Ouça a notícia na Rádio Codevasf:

http://www.codevasf.gov.br/principal/promocao-e-divulgacao/central-de-radio/materias-e-entrevistas-2013/11-odevasf-apresenta-acoes-de-fomento-a-piscicultura-no-medio-sao-francisco-baiano-durante-seminario.mp3