Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Casa de Mel implantada pela Codevasf é inaugurada em Porteirinha, semiárido mineiro
conteúdo

Notícias

Casa de Mel implantada pela Codevasf é inaugurada em Porteirinha, semiárido mineiro

A apicultura do norte de Minas ganhou um novo impulso para produção e comercialização do mel, alavancando ainda mais o desenvolvimento dessa atividade produtiva na região do semiárido mineiro. É que a Codevasf acaba de entregar aos apicultores do município de Porteirinha uma moderna unidade de beneficiamento e envasamento de mel, totalmente equipada com os materiais necessários à atividade.
publicado: 25/10/2013 13h06, última modificação: 01/11/2022 14h21

A apicultura do norte de Minas ganhou um novo impulso para produção e comercialização do mel, alavancando ainda mais o desenvolvimento dessa atividade produtiva na região do semiárido mineiro. É que a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) acaba de entregar aos apicultores do município de Porteirinha uma moderna unidade de beneficiamento e envasamento de mel, totalmente equipada com os materiais necessários à atividade.

 Para a execução dessa obra, que irá permitir a 48 pequenos produtores rurais produzir 80 toneladas de mel por ano, foram investidos cerca de R$ 500 mil, recursos da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) do Ministério da Integração Nacional (MI).  

 De acordo com o superintendente da Codevasf em Minas Gerais, Dimas Rodrigues, já foram implantadas oito dessas unidades produtivas, com investimento de mais de R$ 5 milhões, beneficiando aproximadamente 800 famílias de pequenos produtores rurais, que produzem hoje mais de 950 toneladas de mel por ano.

 Para Kênia Marcelino, Gerente de Desenvolvimento Territorial da Codevasf, aos poucos as ações da Codevasf vêm possibilitando a que mais e mais produtores permaneçam em suas terras e deixem de buscar trabalho em  canaviais do interior de São Paulo – já que a apicultura, em todo o Vale do São Francisco, está proporcionando renda superior à do serviço do corte de cana. “E por essa razão a Codevasf vai continuar investindo nesse segmento”, afirma ela.

 O presidente da Associação dos Apicultores de Porteirinha, Homero Lima, disse que a apicultura começou de forma acanhada em sua região, funcionando como um complemento das atividades produtivas rurais; “mas hoje, com os incentivos do governo federal, e especialmente com o esforço da Codevasf, já é vista como uma considerável fonte de renda em sua comunidade rural”, apontou.

“Agora, com a construção da nossa Casa de Mel, vamos aumentar ainda mais a nossa produção, pois agora temos a certeza de que a comercialização é garantida. Deixaremos de comercializar o mel no vasilhame improvisado, como estava sendo feito até o momento, para acondicioná-lo num recipiente mais apropriado”, destacou Homero Alves.    

 O prefeito de Porteirinha, Silvanei Batista, também presente à solenidade de inauguração da Casa de Mel, frisou que, com mais essa ação na região da Serra Geral, a Codevasf vem demonstrar uma nova filosofia de trabalho no apoio aos pequenos produtores rurais.

Ouça a notícia na Rádio Codevasf:

http://www.codevasf.gov.br/principal/promocao-e-divulgacao/central-de-radio/materias-e-entrevistas-2013/40-casa-de-mel-implantada-pela-codevasf-vai-beneficiar-apicultores-de-porteirinha-mp3.tmp