Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Ação da Codevasf em Sergipe irá ampliar pesquisa, produção de alevinos e piscicultura familiar
conteúdo

Notícias

Ação da Codevasf em Sergipe irá ampliar pesquisa, produção de alevinos e piscicultura familiar

As obras de ampliação e modernização do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume (4ª/CIB), no município de Neópolis (SE), fruto de um investimento da Codevasf superior a R$ 4 milhões, seguem em ritmo avançado. Todos os prédios do centro já foram reformados, e estão em andamento a recuperação dos viveiros e a pavimentação da estrada interna. Realizada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a ação vai resultar em maior capacidade de produção de alevinos na unidade, entre outros benefícios.
publicado: 11/03/2015 14h00, última modificação: 01/11/2022 14h22

As obras de ampliação e modernização do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume (4ª/CIB), no município de Neópolis (SE), fruto de um investimento da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) superior a R$ 4 milhões, seguem em ritmo avançado. Todos os prédios do centro já foram reformados, e estão em andamento a recuperação dos viveiros e a pavimentação da estrada interna. Realizada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a ação vai resultar em maior capacidade de produção de alevinos na unidade, entre outros benefícios.

Até o momento, já foi concluída a reforma da sede, laboratórios, auditório, galpão de manejo de alevinos, alojamentos, entre outras estruturas que compõem a unidade. As obras passam por ajustes finais antes da entrega definitiva. Seguirão em andamento as obras de recuperação de viveiros, pavimentação de vias de circulação interna e reabilitação do sistema de captação de água. A previsão é que as obras referentes à infraestrutura do Centro Integrado de Betume sejam finalizadas ao longo de 2015.

Ao final da reforma, o centro dobrará sua capacidade total de produção de 4 milhões para 8 milhões de alevinos ao ano. Além disso, será possível ampliar a diversidade de espécies nativas produzidas artificialmente. Em 2012 e 2013, antes de suspender a produção para o início das obras, a unidade produziu mais de 4,3 milhões de alevinos de espécies nativas e exóticas. No mesmo período, realizou 13 peixamentos e publicou seis produções científicas resultantes de pesquisas realizadas no centro.

A engenheira de pesca Ana Helena Gomes da Silva, chefe do 4ª/CIB, afirmou que a modernização da unidade vai oferecer uma série de ganhos nas áreas de produção e pesquisa. “Iremos trabalhar com o que existe de mais avançado. Vamos contar com mais laboratórios, inclusive com o de limnologia, que vai possibilitar o monitoramento da qualidade da água no rio São Francisco e seus afluentes. E com o aumento da produção de alevinos poderemos organizar um cronograma de peixamentos mais extenso”, destacou Ana Helena.

A ampliação favorece a piscicultura familiar, uma vez que parte da produção de alevinos no Centro Integrado de Betume é destinada a pequenos produtores da região do Baixo São Francisco sergipano. A obra também deve ampliar a capacidade de produção científica, bem como a estrutura para capacitação de estudantes, técnicos e produtores. Entre 2012 e 2013, a unidade capacitou 10 técnicos angolanos enviados ao Brasil para aprender técnicas de aquicultura, com o objetivo de desenvolver a atividade na República de Angola.

O superintendente regional da Codevasf em Aracaju, Said Schoucair, destacou a importância do papel do centro para o Baixo São Francisco. “O Centro Integrado de Betume é formado por técnicos extremamente capacitados e desenvolve um trabalho fundamental, contribuindo para o meio ambiente e para o desenvolvimento da piscicultura. As obras estão bem adiantadas e a modernização da unidade vai ser positiva para a produção de peixes na região”, declarou.

Atualmente, a Codevasf, por meio do Centro Integrado de Betume, é uma das instituições parceiras do “Projeto de Extensão de aperfeiçoamento no cultivo aquícola de pequenos produtores do Baixo São Francisco de Sergipe”, executado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). O projeto tem a finalidade de capacitar 60 produtores familiares da região, incluindo quilombolas, para a criação de peixes com maior produtividade e o uso de um sistema de cultivo sustentável.

Veja imagens ilustrativas no Flickr da Codevasf:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157650885132008/

Conheça a nova plataforma de divulgação de notícias da Rádio Codevasf:

https://soundcloud.com/codevasf