Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > 8ª Expo São Francisco será aberta no dia do aniversário de descobrimento do Velho Chico
conteúdo

Notícias

8ª Expo São Francisco será aberta no dia do aniversário de descobrimento do Velho Chico

No dia em que se comemora o aniversário de 512 anos de descobrimento do rio São Francisco, 4 de outubro, a histórica cidade alagoana de Penedo, às margens do “Velho Chico”, sediará a abertura da 8ª Expo São Francisco (Exposição Agropecuária e Cultural do Baixo São Francisco).
publicado: 02/10/2013 16h32, última modificação: 01/11/2022 14h21

No dia em que se comemora o aniversário de 512 anos de descobrimento do rio São Francisco, 4 de outubro, a histórica cidade alagoana de Penedo, às margens do “Velho Chico”, sediará a abertura da 8ª Expo São Francisco (Exposição Agropecuária e Cultural do Baixo São Francisco). A Expo São Francisco é uma iniciativa da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com apoio das prefeituras municipais de Penedo, Igreja Nova e Piaçabuçu, e será realizada nesta sexta (4) e sábado (5), a partir das 18 horas, na Praça 12 de Abril, na orla fluvial de Penedo.

Com o tema “Rio São Francisco e Codevasf: desenvolvimento, oportunidades e negócios”, o evento pretende promover as potencialidades dos municípios que integram o Vale do São Francisco alagoano e, ao mesmo tempo, comemorar os 512 anos de descobrimento do rio da integração nacional, grande homenageado da 8ª edição do evento. Tradicionalmente realizada no mês de novembro, em sua oitava edição a Expo São Francisco será realizada no mês de outubro para homenagear o “Velho Chico”.

“O Baixo São Francisco alagoano é uma região bastante rica cultural e economicamente. São inúmeros projetos agroindustriais, de economia criativa, várias alianças estratégicas entre instituições públicas, privadas e estatais na promoção do desenvolvimento regional - experiências de sucesso no Baixo São Francisco alagoano que precisam ser compartilhadas. E o rio da integração nacional possui papel integrador nesse processo. Daí a razão de estarmos nesta oitava edição da exposição, em pleno período em que se comemora seu aniversário de descobrimento, reverenciando o Velho Chico”, destacou o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Luiz Alberto Moreira.


Expositores


Serão 28 expositores de diversas instituições do Baixo São Francisco alagoano, entre eles instituições educacionais como o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e a Fundação Educacional do Baixo São Francisco, mantenedora da Faculdade Raimundo Marinho, que tem unidades em Penedo e em Maceió (AL).

Uma novidade desta edição será a presença da Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto, pela primeira vez presente à Expo São Francisco com estande próprio, no qual contará sua história de quase 80 anos na formação de cidadãos do Baixo São Francisco alagoano.

Entidades que atuam na promoção do desenvolvimento regional do Baixo São Francisco alagoano também estarão presentes mostrando suas ações em estandes próprios, a exemplo do Sebrae e da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico de Alagoas (Seplande/AL).

Também marcarão presença diversas organizações que atuam na área de economia criativa, como a Casa da Amizade, de Penedo, e a Natucapri, de Maravilha, sertão alagoano.

Associações e cooperativas que atuam em município do Vale do São Francisco alagoano também marcam presença na 8ª Expo São Francisco. Uma delas é a Cooperativa Marituba (Coomarituba), que reúne os agricultores familiares do perímetro irrigado do Marituba, mantido pela Codevasf em Penedo. Outra instituição cooperativista presente ao evento será a Cooperativa Pindorama, uma das maiores experiências de sucesso em cooperativismo do Brasil.

Cooperativas do sertão alagoano também serão expositores, a exemplo da Cooperativa dos Produtores de Mel, Derivados e Insumos Apícolas (Coopeapis), de Piranhas, e da Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (Carpil), de Palmeira dos Índios.


Ações da Codevasf


No estande da Codevasf estarão expostas as ações que estão sendo realizadas pela Companhia para estruturação do desenvolvimento regional nos municípios em que atua em Alagoas. As iniciativas do Plano Brasil Sem Miséria (PBSM) do governo efderal, que atua para eliminação da extrema pobreza no país, serão destaque no estande da empresa pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional (MI).


Dois eixos de atuação da Codevasf no PBSM serão apresentados ao público visitante. O primeiro será o programa Água para Todos, por meio do qual a Codevasf implanta infraestrutura hídrica de convivência com o semiárido, como instalação de cisternas de polietileno para consumo humano de água, barreiros para dessedentação animal e sistemas simplificados de abastecimento.

O segundo eixo é composto por ações de inclusão produtiva, cujo objetivo é gerar trabalho e renda a partir do apoio ao desenvolvimento de atividades econômicas com foco em vocações regionais, como estratégia para retirar famílias rurais do semiárido da condição de pobreza extrema.

O Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba será uma das atrações do estande da Codevasf. O centro é uma unidade científica e tecnológica da Codevasf situada em Porto Real do Colégio (AL) e que atua na produção de ciência e tecnologia para revitalização da bacia hidrográfica do rio São Francisco. No local, os visitantes poderão conhecer a tecnologia de propagação artificial de peixes tropicais que está reproduzindo espécies nativas do São Francisco para repovoamento da bacia hidrográfica.


Programação cultural


A 8ª Expo São Francisco trará ainda um pouco das expressões artísticas do Baixo São Francisco alagoano. No palco montado às margens do rio São Francisco em Penedo ocorrerão diversas apresentações artísticas e culturais.

A abertura do evento será realizada na sexta-feira (04), às 18 horas, pela tradicional Banda Musical Penedense.

A programação deste dia conta ainda com apresentações da dança de Carimbó e da Dança do Vento de Penedo, da banda de música Maestro Júlio Catarina da Sociedade Montepio dos Artistas de Penedo, sob a regência do maestro João Batista Rocha, grupo de capoeira, dança das baianas, do cantor Júnior Maia, da banda Pecado de Menina e, para encerrar o primeiro dia do evento, a banda Novo Clique.

Na noite de encerramento da Expo São Francisco, no sábado (05), a programação terá início com a banda de fanfarra da Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto regida pelo maestro Wagner Trajano. As expressões culturais da região estarão presentes com a dança das peneiras de Penedo e o Grupo de Guerreiro de Igreja Nova. A noite terá ainda o cantor penedense Adelson e o som regional de Eliezer Setton. Finalizando a 8ª edição do evento, subirá ao palco a Banda Saigon.

Ouça a notícia da Rádio Codevasf:

http://www.codevasf.gov.br/principal/promocao-e-divulgacao/central-de-radio/materias-e-entrevistas-2013/06-expo-sao-francisco-sera-aberta-no-dia-do-aniversario-de-descobrimento-do-velho-chico.mp3