Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2012 > Perímetro de Gorutuba será beneficiado com equipamentos
conteúdo

Notícias

Perímetro de Gorutuba será beneficiado com equipamentos

Dentro de no máximo noventa dias, a Codevasf estará entregando aos produtores do Perímetro de Irrigação Gorutuba, em Minas Gerais, uma escavadeira hidráulica de esteiras e uma retroescavadeira de pneus, com todos os equipamentos necessários para execução de obras naquele perímetro irrigado.
publicado: 13/01/2012 11h02, última modificação: 01/11/2022 14h20

Dentro de no máximo noventa dias, a Codevasf estará entregando aos produtores do Perímetro de Irrigação Gorutuba, em Minas Gerais, uma escavadeira hidráulica de esteiras e uma retroescavadeira de pneus, com todos os equipamentos necessários para execução de obras naquele perímetro irrigado. Com isso, a Companhia estará melhorando a eficiência nos serviços de escavação e limpeza dos mais de 137 quilômetros da rede de drenagem daquela área irrigada. Segundo Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf em Minas Gerais, já foi assinado um contrato de fornecimento desses maquinários no valor de R$ 688.999,00, com a Tractorbel, empresa de tratores e peças, de Belo Horizonte, que foi a vencedora da licitação pública promovida pela Codevasf no ano passado.

Dimas Rodrigues explicou que os drenos do Perímetro Gorutuba, além de receber toda a água dos lotes agrícolas e dos finais de canais, acumulam todo o material sólido carreado pelas chuvas, ventos e jogado pela própria população que vive nas proximidades dessas áreas. Esse assoreamento, segundo o dirigente, aliado ao pequeno desnível no terreno, facilita o desenvolvimento de vegetação aquática, da espécie tabua, que reduz ainda mais o escoamento da água e causa a elevação do lençol freático, encharcamento e redução da área agricultável, principalmente nos lotes próximos da rede de drenagem.

Para o engenheiro agrônomo Paulo Roberto Carvalho, responsável pela área de produção agrícola da Codevasf em Minas Gerais, a aquisição dessas máquinas vai gerar grande economia e eficiência nos serviços de escavação e limpeza da rede de drenagem daquele perímetro de produção agrícola. “Além disso, garantirá melhores condições de uso do solo e no trânsito local, com a prevenção de inundações de lotes agrícolas e estradas internas do perímetro”, afirma.

Ainda de acordo com o agrônomo da Companhia, essas máquinas poderão atender também outros perímetros irrigados implantados pela Codevasf em Minas Gerais, não só com a limpeza de drenos e canais, mas também com a execução de serviços e recuperação de estradas e demais obras de infraestruturas de uso comum dessas áreas.