Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2012 > Ministro da Integração Nacional e presidente da Codevasf vistoriam obra do Canal do Sertão Alagoano
conteúdo

Notícias

Ministro da Integração Nacional e presidente da Codevasf vistoriam obra do Canal do Sertão Alagoano

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, acompanhado do presidente da Codevasf, Guilherme Almeida, vistoriou, na última terça-feira (20/03), as obras do Canal do Sertão Alagoano, que vai levar água do rio São Francisco para 42 cidades do estado.
publicado: 22/03/2012 14h36, última modificação: 01/11/2022 14h20

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, acompanhado do presidente da Codevasf, Guilherme Almeida, vistoriou, na última terça-feira (20/03), as obras do Canal do Sertão Alagoano, que vai levar água do rio São Francisco para 42 cidades do estado. Ao lado do governador Teotonio Vilela; senador Benedito de Lira e do deputado federal Givaldo Carimbão, eles fizeram um sobrevoo sobre as obras do canal e viram de perto a construção de ponte/canal no povoado Alto dos Coelhos, no município de Água Branca (AL).

O empreendimento está sendo executado pelo governo de Alagoas com recursos do governo federal, por meio do Ministério da Integração Nacional, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A obra é considerada uma das maiores em infraestrutura hídrica do país e a maior com recursos do PAC em Alagoas.

O Ministério da Integração Nacional já investiu R$ 540 milhões neste empreendimento que vai beneficiar mais de um milhão de pessoas. "Esta é uma parceria concreta entre governo federal e o governo de Alagoas. É um esforço para um Brasil melhor. A água vai mudar e muito a economia da região", disse o ministro.

Nesse empreendimento, a Codevasf teve um papel importante ao realizar os estudos de viabilidade e projeto básico da obra, o que possibilitou a alocação de recursos federais por meio do MI. “Além de viabilizar o abastecimento de água aos municípios do sertão e agreste alagoanos, o projeto vai promover o desenvolvimento da irrigação em áreas potenciais e atenderá as populações difusas na faixa de domínio do canal”, explica Guilherme Almeida.

Na primeira fase do projeto, que vai estar em operação até dezembro deste ano, o governo do Estado solicitou ao MI que a Codevasf apoiasse a implantação dos primeiros projetos de irrigação em Pariconha e Delmiro Gouveia. Para tratar do assunto, está agendada reunião técnica entre a Companhia e as Secretarias de Agricultura e de Infraestrutura de Alagoas. “Também foi solicitada ao MI/Codevasf a análise do atendimento pelo Programa Água para Todos na área de influência do projeto, visando atender as populações difusas da região, promovendo significativa melhoria na qualidade de vida dessas famílias”, conclui o presidente da Codevasf.

O Canal do Sertão Alagoano terá 250 km. O primeiro trecho, com 45 km, já foi concluído. O segundo trecho, que totaliza 70 km, hoje está com 20 km construídos. As obras do terceiro trecho, com 30 km, já começaram e devem ser concluídas até 2014.

Atualmente, a obra conta com 1.400 operários e, em breve, serão mais de 3.500. A mão de obra é contratada na própria região desenvolvendo a economia local. "Dilma e Lula abraçaram a causa no sertão. Esta água vai mudar a vida do povo", comemorou o governador Teotonio Vilela.


Com informações do site: www.integracao.gov.br