Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2012 > MI/Codevasf fazem avaliação técnica e econômica de novas culturas
conteúdo

Notícias

MI/Codevasf fazem avaliação técnica e econômica de novas culturas

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, o presidente da Codevasf, Guilherme Almeida, o chefe da Embrapa Semiárido, Natoniel F. de Melo, estiveram no dia 28 de janeiro no Projeto de Irrigação Bebedouro em Petrolina (PE) para visitar a área de experimento do Programa de Diversificação de Culturas, que fará parte do Programa Mais Irrigação, da Secretaria Nacional de Irrigação (MI).
publicado: 31/01/2012 17h17, última modificação: 01/11/2022 14h20

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, o presidente da Codevasf, Guilherme Almeida, o chefe da Embrapa Semiárido, Natoniel F. de Melo, estiveram no dia 28 de janeiro no Projeto de Irrigação Bebedouro em Petrolina (PE) para visitar a área de experimento do Programa de Diversificação de Culturas, que fará parte do Programa Mais Irrigação, da Secretaria Nacional de Irrigação (MI). Estiveram presentes ainda pesquisadores da Embrapa Semiárido e representantes da Associação dos Produtores e Exportadores de Hortifrutigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco (Valexport). O programa é hoje uma parceria entre a Codevasf e a Embrapa.

O objetivo do programa é introduzir e avaliar o desempenho agronômico e a qualidade dos produtos obtidos a partir de espécies frutíferas e oleaginosas de climas temperados e tropicais para gerar renda e agregar valor aos produtos a serem comercializados e ainda promover a diversificação de cultivos nos polos irrigados do Vale do São Francisco. A diversificação de cultivos para os polos representa não só uma alternativa para a sobrevivência da agricultura regional, mas também uma estratégia inteligente de mercado que poderá viabilizar a oferta de vários produtos em diferentes épocas do ano.

Agora, essas pesquisas receberão recursos do Programa Mais Irrigação. Para tal objetivo será elaborado um plano de trabalho baseado no Programa de Diversificação de Cultivos em Áreas Irrigadas do Semiárido Brasileiro. Serão relacionadas todas as atividades de pesquisa e desenvolvimento a serem conduzidas nos próximos cinco anos, bem como os orçamentos anuais com os respectivos valores, por elementos de despesas.

POTENCIAL ECONÔMICO - A Região Nordeste, notadamente o polo Petrolina/Juazeiro, é a principal região produtora e exportadora de frutas tropicais frescas do Brasil. Pesquisas realizadas na Embrapa Semiárido têm demonstrado que existe a possibilidade de cultivo de espécies de climas tropical úmido, subtropical e temperada, com potencial econômico para as áreas irrigadas do semiárido brasileiro. Assim, culturas como citrus, a macieira, a pereira, o caquizeiro, o cacaueiro (foto), o cafeeiro, o dendezeiro, entre outras, estão sendo introduzidas e avaliadas, com o objetivo de encontrar novas opções de cultivo para os produtores da região.

A busca de novas opções de cultivo para as áreas irrigadas hoje disponíveis  e as novas áreas a serem implantadas  é uma ação estratégica de política publica do governo federal, no intuito de promover a diversificação da produção, aumentar a eficiência das propriedades e atender aos anseios dos pequenos, médios e grandes produtores dos perímetros irrigados do Nordeste.