Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2012 > MI/Codevasf e governo do estado discutem plano de enfrentamento da estiagem no Piauí
conteúdo

Notícias

MI/Codevasf e governo do estado discutem plano de enfrentamento da estiagem no Piauí

O presidente da Codevasf, Guilherme Almeida, participou de reunião entre o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, e o governador do Piauí, Wilson Martins, para definir um plano de enfrentamento à estiagem no Piauí.
publicado: 16/03/2012 16h44, última modificação: 01/11/2022 14h20

O presidente da Codevasf, Guilherme Almeida, participou de reunião entre o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, e o governador do Piauí, Wilson Martins, para definir um plano de enfrentamento à estiagem no Piauí. O encontro foi no gabinete do ministro, em Brasília (DF), na última terça-feira (13).

Até o início desta semana, um total de 42 municípios já haviam decretado situação de emergência por causa da escassez de chuvas no estado. Para enfrentar o problema, foram definidas algumas ações. Dentre elas está o reconhecimento por parte do governo do estado e do MI da situação de emergência dos municípios atingidos para que possam receber o Cartão Defesa Civil para assistência popular. Com o cartão é possível realizar a compra de cestas básicas e pagamento de carros-pipa. O valor a ser destinado via Cartão Defesa Civil dependerá de planilhas e relatórios dos municípios apontando a população prejudicada e total de perdas.

Outra ação diz respeito a formalização de convênio entre o governo do estado e o MI para a construção de barraginhas, pequenas adutoras e poços. As ações serão realizadas no âmbito do Programa Água para Todos. Coordenado pelo Ministério da Integração Nacional, com execução pela Codevasf em sua área de atuação, o Água para Todos é uma ação do Programa Brasil sem Miséria, do governo federal, cujo objetivo é beneficiar 750 mil famílias que vivem no semiárido brasileiro com cisternas e sistemas simplificados de água.

Ficou acertada a realização de uma reunião no Piauí, na próxima semana, entre o secretário de Desenvolvimento Regional (SDR/MI), Sérgio Castro, coordenador nacional do Programa Água para Todos; o presidente da Codevasf e o secretário de Desenvolvimento Rural do Estado do Piauí, Rubens Martins, visando estabelecer diretrizes para implementação efetiva das ações.


Com informações do site: www.piaui.pi.gov.br

Foto: Adalberto Marques Ascom/MI