Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2012 > Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura são destaque na mídia
conteúdo

Notícias

Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura são destaque na mídia

O programa Globo Rural deu destaque às ações da Codevasf na área de piscicultura, com a veiculação de duas matérias na última semana. A primeira, transmitida em 09/01, abordou as ações de educação ambiental e peixamento realizados pela Companhia, por meio do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba, em Alagoas, na Festa de Bom Jesus dos Navegantes de Penedo (AL). A segunda, veiculada no dia 16/01, mostrou o trabalho desenvolvido no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros de Bebedouro, em Petrolina (PE), com enfoque nas ações de reprodução de espécies nativas, como o surubim, que são utilizadas na recomposição da ictiofauna do Rio São Francisco.
publicado: 17/01/2012 17h50, última modificação: 01/11/2022 14h20

O programa Globo Rural deu destaque às ações da Codevasf na área de piscicultura, com a veiculação de duas matérias na última semana. A primeira, transmitida em 09/01, abordou as ações de educação ambiental e peixamento realizados pela Companhia, por meio do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba, em Alagoas, na Festa de Bom Jesus dos Navegantes de Penedo (AL). A segunda, veiculada no dia 16/01, mostrou o trabalho desenvolvido no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros de Bebedouro, em Petrolina (PE), com enfoque nas ações de reprodução de espécies nativas, como o surubim, que são utilizadas na recomposição da ictiofauna do Rio São Francisco. As matérias podem ser assistidas nos links a seguir:


-http://g1.globo.com/economia/agronegocios/vida-rural/noticia/2012/01/um-milhao-de-novos-peixes-repovoam-aguas-do-velho-chico.html

-http://g1.globo.com/economia/agronegocios/vida-rural/noticia/2012/01/no-sertao-de-pe-265-mil-alevinos-repovoam-aguas-do-velho-chico.html.


Com o intuito de promover o desenvolvimento e a revitalização das bacias dos rios São Francisco e Parnaíba, por meio da utilização sustentável dos recursos naturais e estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social, a Codevasf opera e mantém sete Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura, sendo dois em Minas Gerais (Três Marias e Gorutuba) e na Bahia (Ceraíma e Xique-Xique), e um nos estados de Pernambuco (Bebedouro), Sergipe (Betume) e Alagoas (Itiúba), além de um Centro de Referência em Pesca e Aquicultura localizado em Parnaíba, no Piauí.

Em 2007, foram iniciados os trabalhos de estruturação dos centros, transformando-os em base para ações de revitalização das bacias hidrográficas, voltadas ao desenvolvimento de pesquisas e tecnologias de reprodução, larvicultura e alevinagem de espécies de peixes nativas da bacia do Rio São Francisco e Parnaíba, produção de alevinos para o repovoamento de seus mananciais, educação ambiental, capacitação de produtores, monitoramento da qualidade da água e gestão integrada dos recursos pesqueiros. Tais ações resultam em melhorias significativas para as populações que necessitam do rio para sua sobrevivência.

“Um bom exemplo disso, são os 30 milhões de alevinos de espécies nativas produzidos nos Centros nos últimos quatro anos para recomposição da ictiofauna de rios, lagoas e grandes reservatórios, bem como dos 30 trabalhos de pesquisa gerados somente no ano de 2011. Também foram produzidos cerca de 40 milhões de alevinos para realização de pesquisas e para o apoio à piscicultura intensiva”, ressalta o chefe da Unidade de Recursos Pesqueiros e Aquicultura, Leonardo Sampaio.

Segundo a gerente de Desenvolvimento Territorial da Codevasf, Kênia Marcelino, “as ações de revitalização realizadas por meio dos Centros Integrados promovem a sustentabilidade da atividade pesqueira com o aumento da oferta de peixes, minimizando os efeitos da sobrepesca; o monitoramento da qualidade da água e o conhecimento dos diversos fatores que influenciam os meios bióticos e abióticos da região. Além disso, as ações de educação ambiental realizadas são uma forma de divulgar a importância da preservação dos recursos pesqueiros da bacia do São Francisco.”