Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2011 > Primeiro dia da feira orgânica em Petrolina agrada consumidores
conteúdo

Notícias

Primeiro dia da feira orgânica em Petrolina agrada consumidores

Quem foi à feira livre do bairro Areia Branca, em Petrolina (PE), nesse último domingo (4), se deparou com uma novidade: o espaço da feira permanente da Produção Orgânica do Vale do São Francisco, oriunda da agricultora familiar, que, a partir dessa edição, passa a funcionar todos os domingos.
publicado: 05/12/2011 14h28, última modificação: 01/11/2022 14h18

Quem foi à feira livre do bairro Areia Branca, em Petrolina (PE), nesse último domingo (4), se deparou com uma novidade: o espaço da feira permanente da Produção Orgânica do Vale do São Francisco, oriunda da agricultora familiar, que, a partir dessa edição, passa a funcionar todos os domingos.

A população prestigiou os novos feirantes, comprando frutas, hortaliças e verduras orgânicas. A professora Maria Ozair Pinheiro Costa falou que sempre procurou produtos dessa natureza. “Estou realizada. Nós procuramos sempre o que há de melhor para nossa saúde e nosso bem estar e esse espaço nos deixa mais tranquilos quando encontramos produtos que satisfaçam as nossas necessidades alimentares”, reforça a professora, afirmando que passará a ser cliente.

“­A feira é destinada a produtos orgânicos para venda direta por agricultores familiares organizados, sem necessidade de certificação, em conformidade com a Lei Nº 10.831, de 23 de dezembro de 2003”, explicou o engenheiro agrônomo da Codevasf e presidente do Consea Orgânico, Osnan Ferreira.

Para a feirante, Terezinha de Souza Macedo, que também é produtora da Área Maria Tereza, esse primeiro dia da feira significa uma grande emoção e a realização de um sonho. “Começamos a trabalhar sozinhos e depois tivemos a ajuda da Codevasf, através da empresa que presta os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural - Plantec, e os outros órgãos que estão nos ajudando. Estamos aqui na esperança que dê tudo certo, pois sempre pensamos em vender direto ao consumidor. Nossa satisfação é a de ter certeza que, ao comprarem nossos produtos, as pessoas estarão comendo um produto limpo, sem agroquímicos”, disse Terezinha.

Para o feirante, Genildo Reinaldo, que é produtor do Núcleo 4, do Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho, além de vender, também estão tendo oportunidade de divulgar alguns produtos, a exemplo da acerola verde, produto bastante utilizado pela indústria para extração de vitamina C, que tem como destino os mercados da Europa e Ásia e uma pequena fatia do mercado interno.

“A criação desse espaço é importante, tanto para comercialização, como para a divulgação da agricultura orgânica do Vale e também para tentar conscientizar as pessoas de que é possível produzir sem agrotóxicos para melhorar nossa saúde”, reforçou Genildo.

­Todos os feirantes são cadastrados no Consea Orgânico, que audita a produção, e possuem declaração de cadastro da Organização de Controle Social (OCS), documento expedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que autoriza produtores a venderem diretamente aos consumidores os produtos orgânicos.

A feira permanente da Produção Orgânica do Vale do São Francisco é uma realização da Codevasf e do Conselho de Segurança da Agricultura Orgânica (Consea Orgânico), em parceria da Prefeitura Municipal de Petrolina, com o apoio do governo do estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária e da Agência de Desenvolvimento Econômico; Ministério Público do Estado de Pernambuco; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).