Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2011 > Pescadoras de Remanso (BA) participam de curso de Beneficiamento de Pescado
conteúdo

Notícias

Pescadoras de Remanso (BA) participam de curso de Beneficiamento de Pescado

A Superintendência Regional da Codevasf em Juazeiro na Bahia, por meio da Unidade de Desenvolvimento Territorial, promoveu o curso Beneficiamento de Pescado na cidade de Remanso (BA).
publicado: 27/12/2011 11h26, última modificação: 01/11/2022 14h18

A Superintendência Regional da Codevasf em Juazeiro na Bahia, por meio da Unidade de Desenvolvimento Territorial, promoveu o curso Beneficiamento de Pescado na cidade de Remanso (BA). O treinamento, realizado de 12 a 16 de dezembro, contou com a parceria do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) e apoio da Bahia Pesca.

Participaram da capacitação 21 mulheres da Associação de Pescadores e Pescadoras de Remanso (APPR) e da Colônia de Pescadores de Remanso. Elas tiveram a oportunidade de conhecer boas práticas de manipulação do pescado e sua conservação, bem como o aproveitamento das sobras para evitar o desperdício que, de acordo com a APPR, chega a R$ 3 mil por mês. Com a realização do curso, a APPR ainda pode ser beneficiada com a inclusão do pescado na merenda escolar do município.

“Foi o melhor presente de Natal que eu poderia ganhar”, agradeceu Eliete Cunha Damião, umas das participantes. Como as demais alunas, ela aprendeu as técnicas de fazer filé, almôndega, linguiça, caldo concentrado, hambúrguer e farinha a partir das espinhas de peixe trituradas. O curso foi ministrado pela cozinheira Maria Aparecida Mendes, mais conhecida como Cida Pescadora.

No final do curso, foi promovida uma degustação de produtos. A secretária de Educação de Remanso, Veraneide de Brito Almeida, e a nutricionista Márcia Ribeiro Ferreira participaram do encerramento e aprovaram o cardápio.

Segundo o engenheiro de pesca Luciano Rocha, da Codevasf em Juazeiro, a expectativa é de que no próximo ano haja também um curso de beneficiamento de couro de peixe para pescadores da região.