Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2011 > Curso capacita profissionais da Codevasf sobre tecnologias e manejo de cacaueiro
conteúdo

Notícias

Curso capacita profissionais da Codevasf sobre tecnologias e manejo de cacaueiro

Termina, nesta sexta-feira (09), o curso sobre tecnologia e manejo de cacaueiro, resultado de uma cooperação técnica entre a Codevasf e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), por meio da Superintendência do Estado da Bahia. O treinamento, que teve início na última segunda-feira (05), ocorre no Centro de Pesquisas do Cacau (CEPEC), em Ilhéus (BA).
publicado: 09/12/2011 14h58, última modificação: 01/11/2022 14h18

Termina, nesta sexta-feira (09), o curso sobre tecnologia e manejo de cacaueiro, resultado de uma cooperação técnica entre a Codevasf e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), por meio da Superintendência do Estado da Bahia. O treinamento acontece desde a última segunda-feira (05), no Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), em Ilhéus (BA).

Segundo o coordenador técnico-científico da Ceplac, Manfred Willy Müller, a partir do curso, técnicos da Codevasf e profissionais que prestam Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) nos perímetros da Companhia no estado da Bahia poderão orientar melhor os agricultores a respeito das técnicas adequadas a esse tipo de cultura. “Muitos produtores são interessados em cultivar cacau em suas áreas agrícolas. Esse curso é uma oportunidade de difundir informações técnicas a fim de obter melhores resultados no plantio”, afirma.

A programação incluiu palestras com especialistas no assunto, abordando temas como: cultivo intensivo, ecofisiologia, melhoramento genético, fertirrigação, adubação, nutrição, enxertia, controle biológico de pragas e doenças do cacaueiro, entre outras abordagens. Além disso, no treinamento, estavam previstas visitas técnicas ao Instituto Biofábrica de Cacau, em Ilhéus, para conhecimento do processo produtivo de mudas clonal de cacau, fruteiras e essências florestais, bem como do laboratório de micropropagação, e também à fazenda Porto Seguro, em Uruçuca, para os participantes conhecerem os resultados obtidos com técnicas de manejo de cacaueiros clonados.