Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2011 > Comunidade rural de Minas terá sistema de abastecimento de água
conteúdo

Notícias

Comunidade rural de Minas terá sistema de abastecimento de água

Mais de 40 famílias da comunidade rural de Santa Rosa, no município de Brasília de Minas, foram beneficiadas pela Codevasf com a doação de equipamentos e materiais destinados a implantação de um sistema comunitário de abastecimento de água.
publicado: 28/12/2011 13h53, última modificação: 01/11/2022 14h18

Mais de 40 famílias da comunidade rural de Santa Rosa, no município de Brasília de Minas, foram beneficiadas pela Codevasf com a doação de equipamentos e materiais destinados a implantação de um sistema comunitário de abastecimento de água. O termo de doação foi assinado na sede da Companhia, em Montes Claros, pelo superintendente Dimas Rodrigues e pelo presidente da Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais de Santa Rosa, José Luiz Cardoso da Silva.

Localizada a 23 km da sede do município, a comunidade de Santa Rosa, formada por pequenos produtores rurais, não tem água nem mesmo para consumo doméstico. A única solução, até agora, era buscar a água com lata na cabeça ou usando carroça como meio de transporte, no córrego Gameleira, distante quatro quilômetros da comunidade. O mais grave, segundo relato de moradores daquela localidade, é que esse córrego, que serve como fonte hídrica para a população de Santa Rosa, recebe todo o esgoto da cidade de Brasília de Minas, inclusive hospitalar, sem nenhum tratamento, tornando-o inviável para consumo humano e animal. “Com essa ação, a Codevasf está resolvendo um dos maiores problemas de saúde pública daquela comunidade”, explica José Luiz Cardoso da Silva.

Para resolver essa situação, tendo como fonte hídrica um poço tubular já perfurado e com boa vazão, a Codevasf está repassando mais de 3.200 metros de tubos de PVC de várias polegadas, para levar água limpa e saudável a todas as casas da comunidade. “Com ações dessa natureza, de baixo investimento financeiro, mas de grande alcance social comunitário, é que a Codevasf enfrenta o grave problema de falta de água em pequenas comunidades rurais”, afirma o superintendente Dimas Rodrigues.