Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2011 > Codevasf repovoa várzea da Marituba do Peixe com meio milhão de peixes nativos
conteúdo

Notícias

Codevasf repovoa várzea da Marituba do Peixe com meio milhão de peixes nativos

Meio milhão de peixes de espécies nativas da bacia hidrográfica do rio São Francisco foram inseridos na última sexta-feira, 16 de dezembro, na várzea da Marituba do Peixe pela Codevasf. A iniciativa integra as ações de repovoamento do “Velho Chico” e seus afluentes no Programa de Revitalização do Rio São Francisco, executado pela Codevasf. Este ano a bacia hidrográfica do São Francisco já recebeu mais de seis milhões de alevinos e peixes jovens somente em ações de peixamento da Codevasf no estado de Alagoas.
publicado: 19/12/2011 11h20, última modificação: 01/11/2022 14h18

Meio milhão de peixes de espécies nativas da bacia hidrográfica do rio São Francisco foram inseridos na última sexta-feira, 16 de dezembro, na várzea da Marituba do Peixe pela Codevasf. A iniciativa integra as ações de repovoamento do “Velho Chico” e seus afluentes no Programa de Revitalização do Rio São Francisco, executado pela Codevasf. Este ano a bacia hidrográfica do São Francisco já recebeu mais de seis milhões de alevinos e peixes jovens somente em ações de peixamento da Codevasf no estado de Alagoas.

Localizada entre os municípios de Penedo, Piaçabuçu, Feliz Deserto e Coruripe, a várzea da Marituba do Peixe, conhecida como Pantanal Alagoano, é uma área de várzea alimentada por águas do rio São Francisco e importante berçário para reprodução das espécies de peixes nativos da bacia do “Velho Chico”. Todos os anos a Codevasf realiza, pelo menos, duas ações de peixamento nesse ecossistema. No peixamento realizado nesta sexta-feira (16), foram inseridos 500 mil peixes jovens das espécies curimatã, mais conhecido na região como xira, matrinxã, piau e pacamã, conhecido também como niquim.

A Codevasf também entregou, no mesmo dia, cerca de 15 mil alevinos de tilápia, tambaqui, piau e xira aos piscicultores familiares do povoado Marituba do Peixe, que desenvolvem cultivos de peixes em viveiros escavados e em tanques rede dentro das águas da várzea. O repasse dos alevinos aos piscicultores familiares faz parte das ações do Programa de Arranjos Produtivos Locais (APL) da Codevasf, segundo o chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba, Álvaro Albuquerque. “Em 2011, repassamos aos piscicultores familiares mais de 2 milhões de alevinos, que estão gerando renda e trabalho para muitas famílias de município do vale do São Francisco alagoano, especialmente para os irrigantes dos perímetros públicos de irrigação mantidos pela Codevasf em Alagoas, o Itiúba, em Porto Real do Colégio, e o Boacica em Igreja Nova”, afirmou.

“São mais de dez famílias que sobrevivem da criação de peixes e da pesca e que recebem com satisfação o apoio dado pela Codevasf. Nem todos têm terras boas para plantar, mas temos nossa várzea para pesca e cultivar nossos peixes”, declarou o piscicultor familiar Manoel dos Santos, da Associação de Moradores da Marituba do Peixe e membro da Colônia de Pescadores Z-12 em Penedo. Ele mostrou-se satisfeito com a parceria entre associação de moradores e piscicultores familiares da Marituba do Peixe e a Codevasf para repovoamento do “Pantanal Alagoano”.

Presente ao peixamento na Marituba do Peixe, o prefeito de Penedo Israel Saldanha classificou os investimentos da Codevasf no município e região do Baixo São Francisco como essenciais para o desenvolvimento regional. “Nós temos um privilégio de ter uma superintendência regional da Codevasf em Penedo, que executa projetos fundamentais para desenvolvimento da região. Destaco projetos da Codevasf, como a implantação de uma bacia leiteira na região sul de Alagoas, que trará certamente renda para o penedense e os demais municípios, fortalecendo a agricultura familiar. O apoio da Codevasf às atividades de piscicultura familiar e empresarial também é uma importante estratégia de fomento ao desenvolvimento regional e a Prefeitura de Penedo é grande parceira desses projetos”, afirmou.