Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2011 > Codevasf participa do II Congresso Nordestino de Apicultura
conteúdo

Notícias

Codevasf participa do II Congresso Nordestino de Apicultura

Foi realizado, de 1º a 3 de dezembro, o II Congresso Nordestino de Apicultura e Meliponicultura. O objetivo do evento foi fortalecer a atividade apícola na região, utilizando conhecimentos e tecnologias adaptadas para essa atividade.
publicado: 05/12/2011 17h14, última modificação: 01/11/2022 14h18

Foi realizado, de 1º a 3 de dezembro, o II Congresso Nordestino de Apicultura e Meliponicultura. O objetivo do evento foi fortalecer a atividade apícola na região, utilizando conhecimentos e tecnologias adaptadas para essa atividade e tendo como norteador a preservação ambiental, organização social, gestão e mercado.

A busca de uma atuação mais integrada dos estabelecimentos apícolas do Nordeste, com vistas a se obter um produto cada vez mais competitivo, consolidando o mercado externo e estimulando uma maior consumo no mercado interno foi também objeto desse encontro.

No evento, promovido pelo Sebrae, Federação das Entidades Apícolas do Piauí - Feapi, Unamel e Governo do Estado do Piauí, entre outros parceiros, foram destacadas as ações e instituições que possibilitaram alavancar a apicultura em diversos estados, em especial no Piauí, que hoje tem na comercialização do mel uma das suas maiores fontes de divisas, sendo o terceiro produto na pauta de exportações.

A Codevasf recebeu destaque especial. Na ocasião, foi representada pelo superintendente regional no Piauí, Ocelo Rocha, e pelo analista Romualdo Ramos, que receberam placas de homenagem e reconhecimento pelo trabalho e incentivo da empresa ao desenvolvimento da apicultura no estado. 

Histórico - Desde 2003, a Codevasf, por intermédio da Gerência de Desenvolvimento Territorial (AR/GDT) e da 7ª Superintendência Regional, tem desenvolvido diversas ações de apoio à apicultura piauiense. Foram aproximadamente R$ 5,5 milhões investidos na construção e no equipamento de casas de mel; construção, reforma e ampliação de entrepostos; fornecimento de indumentárias e insumos apícolas; capacitações e treinamentos, além da estruturação de apiários, fornecendo mais de 2000 colmeias a produtores.