Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2011 > Codevasf fortalece produção agroecológica no sertão alagoano
conteúdo

Notícias

Codevasf fortalece produção agroecológica no sertão alagoano

Coentro, cebolinha, alface e galinha, tudo produzidos de forma ecológico sem o uso de agrotóxicos e com saberes milenares da agroecologia. Esse sonho de todos os agricultores e consumidores está sendo alcançado pelo senhor Raimundo Audálio da Silva, que passa a fazer parte do projeto Produção Agroecologia Integrada e Sustentável (PAIS).
publicado: 30/11/2011 17h11, última modificação: 01/11/2022 14h18

Coentro, cebolinha, alface e galinha, tudo produzido de forma ecológica sem o uso de agrotóxicos e com saberes milenares da agroecologia. Esse sonho de todos os agricultores e consumidores está sendo alcançado pelo agricultor Raimundo Audálio da Silva, que passa a fazer parte do projeto Produção Agroecologia Integrada e Sustentável (PAIS). Ele integra o grupo de assentados do povoado Juá, em Delmiro Gouveia, município do Semiárido alagoano, beneficiados com a entrega, na última sexta-feira (25), de 25 kits do PAIS adquiridos pela Codevasf.

“O que o mundo mais precisa é de alimentos. Com a produção agroecológica, ganha o consumidor, que consome produtos mais saudáveis, ganha o produtor e ganha a cidade com o movimento da economia local. Isso é cidadania para nós, que não precisamos mais sair da cidade para trabalhar. O resultado é o homem do campo vivendo e produzindo no próprio campo. Temos nossa terra e os instrumentos para produzir”, comemorou Raimundo Audálio, que preside a Associação de Pequenos Agricultores da Comunidade Juá. Ele, a esposa e os três filhos pretendem produzir os alimentos de forma ecológica para comercialização em feiras livres na região do Sertão de Alagoas.

Criado no final da década de 1990, o assentamento reúne 73 famílias que tiram do solo sertanejo alimentos para consumo das famílias e para comercialização. No local, podem ser encontradas criações de caprinos e de porcos e o cultivo de frutas e verduras, como melancia e abóbora.

A vice-prefeita de Delmiro Gouveia, Ziane Costa, que representou o prefeito Luiz Carlos Costa na solenidade, também se mostrou bastante entusiasmada com a implantação de mais 25 unidades do PAIS no município. “A união de esforços entre os governos federal, estadual e municipal mostra que é possível caminhar juntos em favor do homem do campo”, declarou. O município já possuía 22 unidades PAIS instaladas e em plena produção.

O chefe da Unidade de Meio Ambiente, Pedro Melo, que representou o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson de Azevedo, destacou os investimentos que a Codevasf está realizando em Delmiro Gouveia, a exemplo da compra dos kits PAIS que foram entregues aos agricultores familiares delmirense.

“A Codevasf está executando em Delmiro Gouveia projetos que possam promover o desenvolvimento regional do Semiárido. A cidade será contemplada em 2012 com a implantação do sistema de esgotamento sanitário a partir de projeto elaborado e executado pela própria Companhia. Isso significa que o município terá seu esgoto recolhido e tratado adequadamente, o que promoverá a saúde da população”, declarou Pedro Melo.

A partir da entrega dos kits, o Sebrae/AL ficará responsável por prestar assistência técnica aos produtores. “Essa é a oportunidade de expandirmos a produção agroecológica em Alagoas. As pessoas estão despertando para a importância da agroecologia e isso aumentará o consumo desses alimentos, gerando oportunidade para a agricultura familiar”, destacou Ana Carolina Ávila, coordenadora do PAIS no Sebrae/AL.