Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2010 > Treinamento sobre qualidade da água em Sobradinho (BA)
conteúdo

Notícias

Treinamento sobre qualidade da água em Sobradinho (BA)

Técnicos do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Três Marias, em Minas Gerais, realizaram um treinamento sobre monitoramento da qualidade da água no lago artificial da barragem de Sobradinho (BA), por meio de levantamento preliminar que abordou os aspectos Limnológico (características físicas e químicas da água) e Ictiológico (análise sanitária de peixes).
publicado: 28/06/2010 10h05, última modificação: 01/11/2022 14h14

Técnicos do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Três Marias, localizado em Minas Gerais, realizaram um treinamento sobre monitoramento da qualidade da água no lago artificial da barragem de Sobradinho (BA), por meio de levantamento preliminar que abordou os aspectos Limnológico (características físicas e químicas da água) e Ictiológico (análise sanitária de peixes).

O objetivo foi capacitar os engenheiros de pesca Luciano Gomes e Ruy Cardoso, da Superintendência Regional da Codevasf em Juazeiro, para realizar a análise sistemática da qualidade da água no lago, visando ao acompanhamento dos projetos de piscicultura em tanques-rede já instalados no local e à possível implantação de novos projetos.

Os responsáveis pelo treinamento foram os técnicos Yoshimi Sato e Marcos Vinícius, que atuam no Centro de Três Marias. Eles repassaram toda a metodologia empregada em diversos estudos realizados nos últimos 30 anos na represa de Três Marias. Também participaram do treinamento técnicos da Bahia Pesca e Sebrae.

Segundo o engenheiro Luciano Gomes, “os estudos serão realizados mensalmente como meio de se criar um banco de dados e fornecer informações imediatas sobre a situação dos ecossistemas, tornando-se uma ferramenta importante no gerenciamento e tomada de decisões sobre os aspectos quantitativos e qualitativos da água no reservatório de Sobradinho”.

Um treinamento semelhante deverá ser realizado pelos técnicos do Centro Integrado de Três Marias em outras superintendências regionais da Codevasf.