Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2010 > Simpósio da Codevasf discute educação ambiental no sertão alagoano
conteúdo

Notícias

Simpósio da Codevasf discute educação ambiental no sertão alagoano

Dezenas de professores, agentes de saúde, técnicos da Codevasf e diversos funcionários da Prefeitura de Batalha, município do sertão alagoano, participaram na quarta-feira, 9 de junho, no Clube ABC da cidade, do I Simpósio de Práticas Ambientais e Preservação do Meio Ambiente, que discutiu a relação entre a educação ambiental e a revitalização do rio São Francisco e seus afluentes, a exemplo do rio Ipanema, que corta a cidade de Batalha.
publicado: 11/06/2010 08h57, última modificação: 01/11/2022 14h14

Dezenas de professores, agentes de saúde, técnicos da Codevasf e diversos funcionários da Prefeitura de Batalha, município do sertão alagoano, participaram na quarta-feira, 9 de junho, no Clube ABC da cidade, do I Simpósio de Práticas Ambientais e Preservação do Meio Ambiente, que discutiu a relação entre a educação ambiental e a revitalização do rio São Francisco e seus afluentes, a exemplo do rio Ipanema, que corta a cidade de Batalha.

O evento faz parte das atividades da Semana Integrada de Meio Ambiente do Vale do São Francisco Alagoano organizada pela Codevasf dentro das ações socioambientais desenvolvidas nos municípios com obras do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

Para fomentar os debates, foram convidados o chefe da Unidade de Meio Ambiente da Codevasf em Alagoas, Pedro Melo, que tratou dos benefícios ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável a partir da implantação do sistema de esgotamento sanitário, e o diretor de educação ambiental do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), Fernando Veras, que abordou a preservação dos recursos hídricos.

Em sua exposição, Pedro Melo, que representou o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson de Azevedo, apresentou os principais problemas decorrentes da falta de tratamento de esgoto, a exemplo da proliferação de doenças de veiculação hídrica como a leptospirose, e a poluição de águas subterrâneas e do solo. Ele também explicou como funciona um sistema de esgotamento sanitário e destacou o papel das informações tratadas no simpósio. “Educação ambiental é algo que você deve levar para seu dia-a-dia, que se multiplica. Não se mudam hábitos por lei e sim com mudança de consciência”, defendeu.

Já o diretor de educação ambiental do IMA/AL, Fernando Veras, de forma bastante didática, explicou os principais problemas enfrentados em Alagoas para a preservação dos recursos hídricos, utilizando inclusive dados e imagens de bacias hidrográficas do sertão alagoano.

Durante sua exposição, Veras destacou como um dos principais desafios a conservação das matas ciliares, aquelas que margeiam rios e mananciais, bastante devastadas em todo país. “Procurem saber com as pessoas mais antigas da cidade se existia alguma mata circundando o rio Ipanema e como foi que ela desapareceu e compare a profundidade do rio antes para saberem a importância das matas ciliares para a preservação dos nossos recursos hídricos”, provocou.

A maioria dos participantes era formada por funcionários públicos municipais de Batalha das áreas de educação, saúde, meio ambiente e assistência social. Entre eles, estava a professora Marilena Souza, responsável pelo ensino de ciências na Escola Municipal Antônio Rodrigues de Melo. “Eu já trabalho em sala de aula com um projeto de educação ambiental. Como educadora, aposto na formação dos professores para levar o tema da preservação do meio ambiente. Esse é o caminho: tornar as crianças e adolescentes agentes multiplicadores da consciência ambiental, pois eles têm muita força para levar essas informações para dentro de casa, para a família e amigos”, afirmou a professora.

Os agentes de saúde também estiveram presentes para se capacitar e promover a disseminação de informações ambientais durante as visitas domiciliares que realizam nas comunidades de Batalha. É o que afirma a agente de saúde Geovânia Leandro. “Como trabalhamos com informação, seremos multiplicadores de práticas que ajudam a preservar o meio ambiente, especialmente nosso rio Ipanema”, destacou.

Batalha é um dos municípios atendidos por obras do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco da Codevasf, com investimentos no valor de cerca R$ 8 milhões com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal para dotar a cidade de um sistema de esgotamento sanitário. Com a finalização do projeto, o esgoto doméstico passará por tratamento, pondo fim ao despejo direto no rio Ipanema.

Diversas autoridades do município também participaram do simpósio, entre secretários municipais, diretores de escolas públicas, dirigentes de órgãos municipais. O secretário municipal de finanças de Batalha, Hidelbrando Balbino, representou no evento o prefeito do município Paulo Dantas.