Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2010 > Revitalização de açudes públicos na Bahia
conteúdo

Notícias

Revitalização de açudes públicos na Bahia

Técnicos da Superintendência Regional da Codevasf em Juazeiro realizaram na semana passada a soltura de aproximadamente 10 mil peixes juvenis em açudes públicos e comunitários de sete localidades do distrito de Poço de Fora, no município de Curaçá, no norte da Bahia.
publicado: 07/06/2010 14h28, última modificação: 01/11/2022 14h14

Técnicos da Superintendência Regional da Codevasf em Juazeiro realizaram na semana passada a soltura de aproximadamente 10 mil peixes juvenis em açudes públicos e comunitários de sete localidades do distrito de Poço de Fora, no município de Curaçá, no norte da Bahia.

A ação deve beneficiar cerca de 600 famílias de sertanejos que residem nos povoados de Espírito Santo, Gangorra, Valdemar, Caraibinha de Lindolfo, Caraibinha de Miguel, Esfomeado e Passagem Funda, distantes cerca de 76 km da sede do município.

Segundo o engenheiro de pesca da Codevasf, Luciano Gomes da Rocha, “os peixes, da espécie tambaqui, deverão render quase cinco toneladas de pescado, que serão importantes para o consumo de proteína animal por parte dessas famílias no período de seca”.  

Luciano Gomes acrescenta que “é o terceiro ano que a Codevasf realiza esse trabalho na região. O peixamento foi viabilizado através de uma parceria entre o Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura (CIRPA) de Bebedouro, em Petrolina (PE), e a Superintendência Regional em Juazeiro por meio da Unidade de Desenvolvimento Territorial (UDT) da Gerência Regional de Revitalização (GRR)”.

De acordo com especialistas, o tambaqui (Colossoma macropomum), também conhecido como pacu vermelho, é originário da região amazônica e pode chegar até 110 cm de comprimento e uma média de 20 quilos. Dele se aproveitam a saborosíssima carne e o óleo.