Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2010 > Peixamento em lagoa Cabo do Pasto, em Igreja Nova (AL)
conteúdo

Notícias

Peixamento em lagoa Cabo do Pasto, em Igreja Nova (AL)

A Codevasf realizou, na última sexta-feira (18), um peixamento com a inserção de 12 mil alevinos na lagoa Cabo do Pasto, situada no povoado de mesmo nome, no município de Igreja Nova, Baixo São Francisco alagoano.
publicado: 21/06/2010 12h10, última modificação: 01/11/2022 14h14

A Codevasf realizou, na última sexta-feira (18), um peixamento com a inserção de 12 mil alevinos na lagoa Cabo do Pasto, situada no povoado de mesmo nome, no município de Igreja Nova, Baixo São Francisco alagoano.

De acordo com o presidente da Associação de Piscicultores de Cabo do Pasto, Giseldo Santos, o peixamento deve beneficiar cerca de mil e quinhentas pessoas que residem nos povoados em torno da lagoa. “Essa é a sétima vez que a Codevasf realiza esse peixamento. Nossa idéia é que na próxima Semana Santa os peixes estejam no tamanho ideal para que possamos consumi-lo, além de podermos ter uma alternativa de aumentar a renda das famílias daqui”, comemorou. Além da piscicultura, os moradores da região sobrevivem também das culturas da mandioca, do feijão e do milho.

Já o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Igreja Nova, José Luiz Salgueiro, também presente ao evento, no qual representou o prefeito Neiwton Silva, ressaltou os resultados positivos de ações da Codevasf no município. "Os peixamentos realizados pela Codevasf fortalecem a agricultura familiar em nosso município. Junto à produção de leite, o peixe já ocupa lugar de destaque na geração de renda do igrejanovense”, declarou antes da realização do peixamento. Ele ainda lembrou dos investimentos realizados pela Codevasf com a doação de um tanque de resfriamento de leite para os produtores do município, o que tem impulsionado a economia da região.

O engenheiro de pesca da Codevasf, Álvaro Albuquerque, chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura do São Francisco (5ª/CII/Ceraqua-SF), unidade da companhia responsável pela produção dos alevinos, destacou a ampliação da atividade de piscicultura na região desde o início dos peixamentos em Igreja Nova. “No início, o número de produtores que desenvolviam essa atividade era bem menor. Hoje a grande quantidade de associados demonstra que a piscicultura é uma atividade econômica em pleno desenvolvimento aqui, que atende a agricultura familiar com geração de renda e promoção da segurança alimentar”, afirmou. Albuquerque representou o Superintendente Regional da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson de Azevedo, que não pode comparecer ao evento.