Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2010 > Investidores visitam Projeto Salitre
conteúdo

Notícias

Investidores visitam Projeto Salitre

Um grupo formado por 32 produtores de uvas finas e representantes de entidades do setor agrícola da cidade de Caxias do Sul (RS) visitou durante uma semana o Vale do São Francisco. O objetivo foi promover o intercâmbio de informações técnicas entre os produtores gaúchos e as instituições agrícolas da região do Vale.
publicado: 22/06/2010 16h36, última modificação: 01/11/2022 14h14

Um grupo formado por 32 produtores de uvas finas e representantes de entidades do setor agrícola da cidade de Caxias do Sul (RS) visitou, durante uma semana, o Vale do São Francisco. O objetivo foi promover o intercâmbio de informações técnicas entre os produtores gaúchos e as instituições agrícolas da região do Vale.

A programação começou com uma reunião nas dependências da Associação de Produtores e Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco (VALEXPORT), onde o grupo assistiu a uma palestra do consultor técnico do Instituto do Vinho do Vale do São Francisco (Vinhovasf), Francisco Amorim.

Em seguida, o grupo conheceu o Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho, em Petrolina (PE), onde visitou uma fazenda que possui certificação fitossanitária para exportação de frutas.

Nos laboratórios do Centro de Pesquisa Agropecuária do Trópico Semiárido (CPATSA) da Embrapa, também em Petrolina, os investidores conheceram as tecnologias empregadas na produção agropecuária na região. O grupo visitou ainda o Mercado do Produtor de Juazeiro (BA), considerado um dos maiores entrepostos comerciais de hortifrutigranjeiros do nordeste.

A agenda continuou com um encontro no Núcleo Habitacional 1 do Perímetro Irrigado de Maniçoba, em Juazeiro, onde os visitantes assistiram a uma apresentação do gerente administrativo da Associação Manga Brasil, Marcelo Paranhos.

Outra visita importante foi à Fazenda Ouro Verde, localizada no município de Casa Nova (BA), onde funciona a Vinícola Miolo, subsidiária da Miolo Wine Group, localizada em Bento Gonçalves (RS). Lá o grupo gaúcho participou também de degustação coordenada pela enóloga Flávia Elena Cavalcanti.

Projeto Salitre

No último dia da visita, os investidores foram levados até o Centro Administrativo do Projeto Salitre, no povoado de Lago do Salitre em Juazeiro, onde foram recepcionados pelo coordenador do projeto, o técnico da 6ª Superintendência Regional da Codevasf João Tosta.

Segundo Tosta, os visitantes ficaram interessados na aquisição de uma área para produção agrícola dentro da segunda fase de implantação do Salitre. Para Nestor Pistorello, secretário municipal de agricultura e pecuária de Caxias do Sul e integrante da comissão organizadora da Festa do Vinho na Serra Gaúcha, o que chamou a atenção foi o fato de a região apresentar características muito favoráveis para a produção vitivinícola.

Diferentemente da região Sul, onde só há uma safra de uva por ano, por exemplo, no Vale do São Francisco as condições climáticas e de solo podem proporcionar a realização de duas safras/ano.

Depois de visitar algumas áreas do projeto, o secretário manifestou o interesse de criar uma cooperativa para investir no Salitre, onde, segundo ele, há excelentes condições para a produção agrícola, com infraestrutura de energia, água de qualidade, solo fértil e segurança, o que torna o Projeto altamente competitivo.