Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2010 > Intensificadas ações do Água para Todos em Minas Gerais
conteúdo

Notícias

Intensificadas ações do Água para Todos em Minas Gerais

O Programa Água para Todos teve suas ações aceleradas nos últimos dias em Minas Gerais. As primeiras cisternas de consumo humano foram instaladas nas comunidades rurais de Planeta Marte e Bom Jesus, no município de Porteirinha, beneficiando 25 famílias em situação de extrema pobreza que residem nessa região do semi-árido norte mineiro.
publicado: 05/04/2012 10h43, última modificação: 01/11/2022 14h14

O Programa Água para Todos teve suas ações aceleradas nos últimos dias em Minas Gerais. As primeiras cisternas de consumo humano foram instaladas nas comunidades rurais de Planeta Marte e Bom Jesus, no município de Porteirinha, beneficiando 25 famílias em situação de extrema pobreza que residem nessa região do semi-árido norte mineiro. Até o final deste ano, serão instaladas em território mineiro 7.391 cisternas em 18 municípios. Coordenado pelo Ministério da Integração Nacional, com execução pela Codevasf em sua área de atuação, o Água para Todos é uma ação do Programa Brasil sem Miséria do governo federal, cujo objetivo é beneficiar, com cisternas e sistemas simplificados de água, milhares de famílias que vivem no Semiárido brasileiro.

A previsão do programa é instalar até o ano de 2014 cerca de 750 mil cisternas direcionadas para o consumo humano, com o objetivo de universalizar o acesso à água às populações que só encontram água com fartura em épocas de chuvas. Em muitos lugares, durante o período de estiagem, a água disponível para a população fica a muitos quilômetros de distância, como é o caso dos moradores da comunidade de Planeta Marte, que se deslocam com baldes na cabeça mais de sete quilômetros para apanhar a água no córrego Paraguaçu, na comunidade de mesmo nome.

Antes da montagem das cisternas, com capacidade de acumulação para 16 mil litros de água, técnicos da Codevasf ministraram palestras aos usuários mostrando os objetivos dessa ação. Segundo o engenheiro civil da Codevasf, Jhony Fernandes Ferreira, fiscal das ações de montagem das cisternas em Minas Gerais, cada família beneficiada recebe capacitação sobre a instalação, funcionamento e manutenção do sistema de cisternas montado, que é composto por calhas, tubulações, bomba manual de ferro fundido e a própria cisterna de polietileno. “Isso visa orientá-los para os cuidados e a consciência que devem ter para manter a água com qualidade para ser usada”, explica Ferreira.

Na primeira etapa do Programa Água para Todos, em Minas Gerais, estão sendo beneficiados os municípios de Capitão Enéas, Gameleira, Ibiracatú, Itacarambí, Jaíba, Japonvá, Juvenília, Lontra, Manga, Mamonas, Matias Cardoso, Miravânia, Montalvânia, Pai Pedro, Porteirinha, Riacho dos Machados, São João das Missões e Verdelândia. Os municípios foram escolhidos com base em estudos socioeconômicos e no seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

Segundo o superintendente da Codevasf em Minas Gerais, Dimas Rodrigues, a empresa vencedora da licitação para fornecimento das cisternas montou uma unidade de fabricação das cisternas na cidade de Montes Claros. Com essa iniciativa, estão sendo gerados emprego, renda e mais impostos para um dos município-polo do vale do São Francisco em Minas Gerais.