Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2010 > Codevasf e governo de Alagoas implantarão sistemas de esgotamento sanitário no Baixo São Francisco
conteúdo

Notícias

Codevasf e governo de Alagoas implantarão sistemas de esgotamento sanitário no Baixo São Francisco

Uma parceria entre o Ministério da Integração Nacional, por meio da Codevasf, e o governo de Alagoas irá implantar sistema de esgotamento sanitário em cinco municípios ribeirinhos do Baixo São Francisco alagoano.
publicado: 05/04/2012 11h15, última modificação: 01/11/2022 14h14

Uma parceria entre o Ministério da Integração Nacional, por meio da Codevasf, e o governo de Alagoas irá implantar sistema de esgotamento sanitário em cinco municípios ribeirinhos do Baixo São Francisco alagoano. Os investimentos são de cerca de R$ 60 milhões e fazem parte do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, com recursos da segunda fase do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC II), do Governo Federal. A ação irá contribuir para reduzir o despejo direto de esgoto nas águas do Velho Chico. Serão beneficiados os municípios de Belo Monte, Delmiro Gouveia, Piaçabuçu, São Brás e Traipu.

De acordo com o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Luiz Alberto Moreira, a proposta do governo federal é envolver o governo estadual no processo desde a implantação do sistema de esgotamento sanitário, já que a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) será a operadora dos sistemas. “Essa parceria pretende unir esforços em todos os níveis de governo para que possamos eliminar despejo direto de esgoto no nosso 'Velho Chico'. Ao participar desde o início, a Casal terá total conhecimento desses sistemas e poderá operá-lo com maior eficiência”, declarou. Todos os cinco municípios beneficiados já são atendidos pela Casal com abastecimento de água.

A partir de ações do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e com recursos do PAC I, a Codevasf está finalizando a implantação de SES nos municípios de Batalha, Igreja Nova e Santana do Ipanema, atualmente em fase de repasse do sistema para operação pela Casal. Para a implantação desses SES, a Codevasf investiu mais de R$ 30 milhões.

Além disso, como ação do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, a Codevasf está realizando processo licitatório para contratação de obras complementares para conclusão da implantação de sistemas de esgotamento sanitário em mais cinco municípios do vale do São Francisco alagoano: Carneiros, Canapi, Jaramataia, Olho D'Água do Casado e Cacimbinhas.

Segundo dados apresentados pela Seinfra/AL à Codevasf, o Estado de Alagoas apresenta baixo índice de atendimento com sistemas de esgotamento sanitário com uma taxa aproximada de 15% do território atendido, o que afeta diretamente a saúde da população. A implantação dos SES nas cinco cidades ribeirinhas beneficiará diretamente uma população de quase 60 mil pessoas.