Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2010 > Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura será implantado no Perímetro do Gorutuba
conteúdo

Notícias

Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura será implantado no Perímetro do Gorutuba

Nos próximos dias, a Codevasf dará início à execução das obras e serviços de implantação do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Gorutuba, no município de Nova Porteirinha (MG).
publicado: 05/07/2010 10h55, última modificação: 01/11/2022 14h14

Nos próximos dias, a Codevasf dará início à execução das obras e serviços de implantação do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Gorutuba, no município de Nova Porteirinha (MG).

Com essa finalidade, o superintendente da Companhia em Minas Gerais, Dimas Rodrigues, assinou na manhã de quinta-feira, 1º de julho, autorizado pela Diretoria Executiva da Codevasf, um contrato com prazo de conclusão das obras em seis meses.

Segundo ele, o centro integrado será implantado onde hoje funciona a Estação de Piscicultura de Gorutuba, aproveitando uma infraestrutura já existente de viveiros, laboratórios e prédios. É necessária, agora, a realização de obras civis complementares, como construção e adaptação de laboratórios, tanques e outros viveiros para produção de espécies nativas, além da construção de alojamentos e aquisição de equipamentos para pesquisas. Também está sendo providenciada a aquisição de equipamentos necessários para desenvolvimento das atividades nessa unidade de produção.

Durante a solenidade de assinatura do contrato de obras, técnicos da Codevasf responsáveis pela elaboração do projeto e fiscalização de sua execução afirmaram que o centro de Gorutuba foi concebido para servir de base nas implementações das ações de revitalização da bacia hidrográfica do rio São Francisco.

O foco é o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias de reprodução, larvicultura e alevinagem de espécies de peixes nativas do rio; produção de alevinos para repovoamento de mananciais; fiscalização; educação ambiental; capacitação; monitoramento da qualidade da água e gestão integrada dos recursos pesqueiros da bacia do São Francisco.

O Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Gorutuba torna-se mais um dos Centros Integrados em implantação na bacia do São Francisco, como os de Três Marias, Xique-Xique, Bebedouro, Betume e Itiúba, neste novo enfoque dado às antigas estações de piscicultura da Codevasf.