Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2010 > Acadêmicos de engenharia de pesca e zootecnia de Pernambuco no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros de Itiúba - Ceraqua
conteúdo

Notícias

Acadêmicos de engenharia de pesca e zootecnia de Pernambuco no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros de Itiúba - Ceraqua

O Centro Integrado de Aquicultura e Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba/AL (Ceraqua) recebeu, entre os dias 07 e 18 de junho, visitas técnicas de acadêmicos dos curso de engenharia de pesca e de zootecnia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
publicado: 18/06/2010 11h31, última modificação: 01/11/2022 14h14

O Centro Integrado de Aquicultura e Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba/AL (Ceraqua) recebeu, entre os dias 07 e 18 de junho, visitas técnicas de acadêmicos dos curso de engenharia de pesca e de zootecnia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Os alunos estiveram na unidade para a realização de aulas práticas. As visitas reafirmam a vocação do Centro como centro produtor e difusor para todo país de tecnologia nas áreas de aquicultura e recursos pesqueiros.

De acordo com Manlio Ponzi Júnior, professor da UFRPE e responsável pelas aulas práticas realizadas no Ceraqua, já é uma prática corriqueira trazer os estudantes dos cursos de engenharia de pesca e zootecnia da universidade para desenvolver atividades acadêmicas na unidade da Codevasf. “Há trinta anos trago minhas turmas para atividades aqui, desde a antiga Estação de Piscicultura de Itiúba (EPI). Por ser um centro tecnológico de alto padrão nas áreas de aquicultura e recursos pesqueiros, o Centro Integrado consegue reunir infraestrutura e pessoal qualificado que, ao ser utilizados no processo de aprendizagem destes profissionais, garante uma formação de altíssima qualidade”, explicou.

O foco das aulas práticas foi a técnica de propagação artificial de espécies de peixes tropicais. Além disso, os futuros engenheiros de pesca e zootecnistas tiveram contato com espécies nativas da bacia hidrográfica do rio São Francisco, conheceram toda a estrutura de laboratórios do centro tecnológico da Codevasf em Alagoas e da fábrica de ração da unidade. Os estudantes também atravessaram o “Velho Chico” rumo ao município sergipano de Propriá, onde conheceram uma fazenda que é referência nacional na produção de alevinos.

Para o engenheiro de pesca da Codevasf Álvaro Albuquerque, chefe do Centro e ex-aluno do professor Ponzi Júnior, a realização de atividades acadêmicas no centro tecnológico reforça sua missão em atuar como referência nas áreas de aquicultura e recursos pesqueiros no Brasil. “Realizar atividades práticas ou mesmo estagiar aqui passa a ser uma atividade bastante concorrida pelos acadêmicos de áreas relacionadas com a atuação do Ceraqua. Isso ocorre porque temos neste espaço uma infraestrutura das mais modernas do Brasil. Um fato que atesta esse reconhecimento do centro é a intenção de alguns cursos de
pós-graduação desenvolverem atividades no Ceraqua, o que deve contribuir para sua projeção como centro produtor e indutor de tecnologia e inovação na área”, afirmou.

Além da UFRPE, outras instituições de ensino superior realizam atividades acadêmicas no Centro Integrado, a exemplo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), da Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe), da Universidade Federal de Sergipe (UFS), entre outras.