Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2008 > Território Velho Chico na Bahia
conteúdo

Notícias

Território Velho Chico na Bahia

O superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, Calmito Fagundes, apresentou os trabalhos desenvolvidos pela Codevasf no Território Velho Chico, durante a plenária final de encaminhamento de propostas do programa do governo federal Territórios da Cidadania
publicado: 10/04/2008 17h07, última modificação: 01/11/2022 14h13

O superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, Calmito Fagundes, apresentou os trabalhos desenvolvidos pela Codevasf no Território Velho Chico, durante a plenária final de encaminhamento de propostas do programa do governo federal Territórios da Cidadania, que aconteceu em Bom Jesus da Lapa (BA). Estiveram presentes os 16 municípios pertencentes ao Território Velho Chico, com cerca de 300 representantes.

Durante a apresentação, Calmito Fagundes destacou a importância da articulação territorial, bem como o esforço da Codevasf em consolidar o processo na Superintendência Regional, disponibilizando pessoal e recursos para a organização dos encontros e audiências.

Em diversas ações relacionadas pelo programa para o Território Velho Chico, a Codevasf é a principal executora, principalmente nas ações que correspondem à Organização Sustentável da Produção, Saúde, Saneamento e Água e Infra-Estrutura. A Companhia, também, tem assento no Colegiado Territorial, o qual determina as deliberações do Território.

Após os trabalhos de consolidação das mais de 1.400 propostas apresentadas serão priorizados os municípios com os priores índices de desenvolvimento e acesso aos recursos mínimos para sua subsistência e desenvolvimento.

TERRITÓRIO VELHO CHICO

O Território da Cidadania do Velho Chico, com 46.334,80 quilômetros quadrados, é formado pelos municípios de Barra, Bom Jesus da Lapa, Brotas de Macaúbas, Carinhanha, Feira da Mata, Ibotirama, Igaporã, Malhada, Matina, Morpará, Muquém de São Francisco, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga, Riacho de Santana, Serra do Ramalho e Sítio do Mato.

Com 349.689 habitantes, dos quais 201.052 (57,49%) vivem na área rural, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) médio do território é 0,62. O Velho Chico tem 29.822 agricultores familiares, 8.759 famílias assentadas, 6.522 pescadores, 20 comunidades quilombolas e três áreas indígenas.