Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2008 > Revitalização do Jaíba (MG)
conteúdo

Notícias

Revitalização do Jaíba (MG)

As obras civis para revitalização de infra-estrutura de uso comum do perímetro de irrigação Jaíba, em Minas Gerais, começam nos próximos dias. Serão realizadas a dragagem e a recuperação dos canais de irrigação
publicado: 14/01/2008 10h06, última modificação: 01/11/2022 14h13


As obras civis para revitalização de infra-estrutura de uso comum do perímetro de irrigação Jaíba, em Minas Gerais, começam nos próximos dias. Serão realizadas a dragagem e a recuperação dos canais de irrigação CP-1 e CP-2, utilizando concretagem submersa sem interrupção do fornecimento de água. A Codevasf assinou um contrato no valor de pouco mais de R$ 730 mil, recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para execução das obras. O prazo para conclusão é de seis meses.

Esses serviços, segundo o superintendente da Codevasf em Minas Gerais, Anderson Chaves, não só eram necessários pelo desgaste, mas, principalmente, porque vão permitir colocar em operação nos próximos anos, as etapas III e IV daquele perímetro. Com isso serão mais 21 mil hectares de áreas empresarias irrigadas, sendo 12  mil na etapa III e 9.700 na  etapa  IV.

As obras fazem parte do Programa de Implantação do perímetro de irrigação do Jaíba etapas III e IV, visando à implantação de canais de uso comum para essas áreas. Em novembro do ano passado, foi concedida pelo órgão ambiental de Minas Gerais a licença conjunta prévia, que permitirá à Codevasf desenvolver os processos para implantação da etapa III do Jaíba, e  isso, segundo técnicos da Companhia, poderá ocorrer somente com a conclusão das obras de revitalização que serão realizadas nos próximos meses.