Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2008 > Estudo da cadeia produtiva da apicultura do Piauí
conteúdo

Notícias

Estudo da cadeia produtiva da apicultura do Piauí

Com o objetivo de elaborar o estudo e a modelagem da cadeia produtiva da apicultura no Piauí, representantes de entidades ligadas ao segmento visitaram os pólos apícolas do estado
publicado: 17/03/2008 17h32, última modificação: 01/11/2022 14h13

Com o objetivo de elaborar o estudo e a modelagem da cadeia produtiva da apicultura no Piauí, representantes de entidades ligadas ao segmento visitaram os pólos apícolas do estado. A atividade faz parte do Programa Integrado de Negócios Sustentáveis (PINS), por meio do PENSA/USP (Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial/Universidade de São Paulo).

Os trabalhos tiveram início no município de Picos, com a apresentação do modelo de cadeia produtiva já elaborado no Vale do São Francisco, e as perspectivas para a estruturação de um modelo para a apicultura dentro da realidade local. O material foi apresentado pela equipe do PENSA, composta pelos consultores Ricardo Rossi e Carla Martoni, além de técnicos da Codevasf. Participaram do evento as diversas entidades ligadas à cadeia da apicultura, entre elas o Sebrae, Federação das Entidades Apícolas do Piauí (FEAPI); Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Picos; Central de Cooperativas - Casa APIS; Universidade Federal do Piauí (UFPI)/Centro de Ciências Agrárias; Empresa de Máquinas e Equipamentos Apícolas - Apiagro e Cooperativas locais.

No segundo momento, houve debate para se discutir, principalmente, a atual situação da apicultura; as questões relacionadas à recente inserção da Casa APIS e os desafios eminentes, tais como a certificação orgânica, atravessadores, preços pagos ao produtor e mercado externo.

Após o evento, o grupo visitou uma empresa de fabricação de máquinas e equipamentos apícolas, Casa APIS e as obras do Centro Tecnológico da Apicultura (CTA). O local será estruturado como unidade de transferência de tecnologia, capacitação e análise qualitativa do mel e derivados.

ROTEIRO DE VISITA

Além de Picos, foi feita também visita a uma comunidade no município de São João da Canabrava, localidade Baixa Fria, onde cerca de 40 apicultores formaram uma Associação, atingindo importantes índices de produtividade de mel nos últimos anos.

Na sequência, a equipe também foi ao município de Simplício Mendes, a 200 km de Picos. O objetivo foi conhecer outro importante pólo apícola do estado, onde, além de concentrar grandes empresas privadas de beneficiamento de mel, possui um importante trabalho social que utiliza a apicultura como atividade geradora de renda, através da Associação dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (AAPI).

Como parte do roteiro, foram feitas, também, duas reuniões em Teresina com as principais instituições ligadas à atividade, tais como Embrapa, Sebrae, UFPI, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, governo do estado do Piauí (Emater, Secretarias de Desenvolvimento Rural e de Desenvolvimento Econômico). A primeira reunião objetivou apresentar a proposta da equipe, e a segunda, avaliar os resultados das visitas e planejamento futuro.

O próximo passo, segundo a equipe de consultores, será elaborar a proposta técnica para avaliação por parte da Codevasf e parceiros, além de retomar os contatos visando à obtenção de elementos para a conclusão do trabalho.