Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2008 > Consultores japoneses no Jaíba
conteúdo

Notícias

Consultores japoneses no Jaíba

Uma equipe de consultores do Japan Bank International Corporation fez uma visita técnica ao perímetro de irrigação Jaíba, em Minas Gerais. O grupo veio avaliar a aplicação de recursos repassados para investimentos em obras de infra-estrutura
publicado: 23/04/2008 14h20, última modificação: 01/11/2022 14h13

Uma equipe de consultores do Japan Bank International Corporation fez uma visita técnica ao perímetro de irrigação Jaíba, em Minas Gerais. O grupo veio avaliar a aplicação dos recursos repassados para investimentos em obras de infra-estrutura, na etapa 2, e também os recursos aplicados, por meio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), para financiamentos individuais aos irrigantes da gleba C-2.

A missão japonesa foi recebida pelo chefe da área de produção da Codevasf em Minas Gerais, Paulo Roberto Carvalho, e por técnicos da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais e do Distrito de Irrigação Jaíba. A equipe visitou várias obras estruturais e lotes de irrigação do perímetro, avaliando o que foi realizado desde o ano de 1996 quando o banco japonês disponibilizou 14,5 milhões de dólares para investimentos no Jaíba.

Foram mostradas aos japoneses as ações que o Ministério da Integração Nacional, por intermédio da Codevasf, vem realizando no local, tais como: obras de revitalização e modernização da infra-estrutura de irrigação, conservação permanente das vias de acesso às áreas de produção e, ainda, fornecimento de assistência técnica gratuita aos pequenos irrigantes.

Com essa visita, os técnicos japoneses esperam comparar a aplicação dos recursos projetados e o que foi executado, detectando as distorções, correções e novas demandas para nortear as ações à serem seguidas. Um dos pontos mais observados pela missão japonesa foram os efeitos dos investimentos na melhoria de vida, escolaridade e saúde da comunidade.