Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2008 > Combate ao caramujo da esquistossomose
conteúdo

Notícias

Combate ao caramujo da esquistossomose

A Superintendência Regional Codevasf na Bahia, por meio da Estação de Piscicultura de Ceraíma, vem realizando peixamentos periódicos em lagoas públicas da Região de Guanambi, com o objetivo de combater o caramujo da esquistossomose, reduzindo consequentemente a ocorrência da doença.
publicado: 14/03/2008 11h57, última modificação: 01/11/2022 14h13

A Superintendência Regional Codevasf na Bahia, por meio da Estação de Piscicultura de Ceraíma, vem realizando peixamentos periódicos em lagoas públicas da Região de Guanambi (BA), com o objetivo de combater o caramujo da esquistossomose, reduzindo consequentemente a ocorrência da doença.


Tais ações são realizadas em parceria com as Prefeituras dos municípios envolvidos. Reservatórios localizados na sede e nos distritos dos municípios de Guanambi e Caetité, receberam nesta semana 60 mil alevinos de tambaqui, peixe onívoro que tem entre seus alimentos o caramujo vetor da esquistossomose.


Segundo o Engenheiro de Pesca, Flávio Henrique Mizael, chefe da Estação de Piscicultura de Ceraíma, “essa ação vem contribuindo para redução das populações do vetor da esquistossomose e para o aumento da oferta de alimentos para as comunidades próximas aos reservatórios, já que futuramente os peixes poderão ser consumidos”, afirma.


Dados de 2007 da Prefeitura Municipal de Guanambi, mostram que em 2001 foram realizados 2022 exames para detecção da esquistossomose, dos quais 99 (4,89%) foram positivos e 87 pessoas foram até o final do tratamento. Em 2006 esses números foram diferentes, tendo sido realizados 2260 exames, com 18 (0,79%) resultados positivos e 100% dos atingidos sendo tratados.


Outras ações conjuntas e complementares foram realizadas pelo mesmo município dentro do Programa Municipal de Controle da Esquistossomose, como: construção de sanitários, instalação de placas em reservatórios e distribuição de folhetos educativos.