Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2008 > Codevasf/FGV estudam cenários prospectivos para os Vales
conteúdo

Notícias

Codevasf/FGV estudam cenários prospectivos para os Vales

Dando continuidade ao Projeto Cenários Prospectivos, técnicos da Codevasf e consultores da Fundação Getúlio Vargas (FGV) começam a realização dos Seminários sobre "Cenários Globais e Nacionais"
publicado: 14/04/2008 17h21, última modificação: 01/11/2022 14h13

Dando continuidade ao Projeto Cenários Prospectivos, técnicos da Codevasf e consultores da Fundação Getúlio Vargas (FGV) começam a realização dos Seminários sobre "Cenários Globais e Nacionais". Os trabalhos estão sendo iniciados hoje (14/04) na Superintendência Regional da Codevasf em Teresina.

O evento consta de dois momentos: um seminário, pela manhã, tendo como participantes o público interno e convidados, com a finalidade de subsidiar a elaboração dos cenários prospectivos para os vales do São Francisco e do Parnaíba; e uma oficina, pela tarde, com a equipe de contrapartida local e demais colaboradores, para análise dos levantamentos e preparação para entrevistas com os principais atores e personalidades da região. Alguns atores serão entrevistados no dia seguinte ao evento. São considerados atores os indivíduos, grupos, decisores, organizações ou associações de classe que influenciam ou recebem influência significava do sistema e/ou contexto considerado no cenário.

A atividade será realizada em todas as Superintendências Regionais, o que dará um nivelamento e um conhecimento mais acurado sobre cenários prospectivos. Para a FGV, serão proporcionados conhecimentos das realidades de cada região dos vales e outros subsídios para o trabalho em desenvolvimento.

O seminário conta com a presença de lideranças locais, entre elas o prefeito de Teresina (PI), Silvio Mendes, e o prefeito de Coelho Neto (MA), Carlos Magno Bacelar, e representantes do governo do Estado e prefeitura de Timon (MA), além de dirigentes e representantes de diversos órgãos e empresas, como Ibama, Embrapa, Ufpi, Conab, Ceap, BNB, Banco do Brasil, Sinpra Cocais, Fundação Agente, Associação dos Piauienses Apicultores e Secretarias de Planejamento, de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Rural

SOBRE OS CENÁRIOS PROSPECTIVOS

O desenvolvimento de estudos de cenários específicos para os vales do São Francisco e do Parnaíba, coerentes com a realidade da região e atuação da empresa, é fruto de parceria entre a Codevasf e a Fundação Getúlio Vargas. O trabalho será desenvolvido pela FGV em conjunto com a Área de Gestão Estratégica (AE) da Codevasf, esta por atribuição regimental e contará com o apoio de especialistas em cenários nacionais e globais, empregados, convidados e agentes diretamente envolvidos com a realidade dos vales, mediante debates, seminários e oficinas a serem realizados na Administração Central e nas Superintendências Regionais, sob moderno contexto metodológico, do qual fazem uso grandes instituições.

A conclusão dos trabalhos está prevista para o atual exercício. Ao final, será feito um mapeamento de oportunidades e setores promissores, socialmente inclusivos e ambientalmente sustentáveis, de forma a minimizar as incertezas e ameaças. Essas informações irão permitir a definição das opções estratégicas que conduzirão as regiões em direção a um futuro melhor.

Os cenários são estudos que servem para estabelecer um sistema de referências para orientar o planejamento estratégico de uma empresa, explorar aspectos particulares, tendências e condicionantes que impactam as regiões e permitem ao dirigente reconhecer novas possibilidades que poderão surgir no futuro.

As organizações que utilizam essa ferramenta correm menor risco de serem surpreendidas por situações externas ou internas. Isso deve-se a uma maior capacidade de antecipar oportunidades e ameaças, proporcionando como resultado uma melhor qualidade nas decisões estratégicas.