Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2008 > Revitalização de Recursos Pesqueiros em discussão
conteúdo

Notícias

Revitalização de Recursos Pesqueiros em discussão

No âmbito do Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas, a Codevasf irá implantar os Centros Integrados de Revitalização de Recursos Pesqueiros, utilizando parte da infra-estrutura das Estações de Piscicultura que a Companhia mantém em Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Piauí
publicado: 07/05/2008 15h59, última modificação: 01/11/2022 14h13

No âmbito do Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas, a Codevasf irá implantar os Centros Integrados de Revitalização de Recursos Pesqueiros, utilizando parte da infra-estrutura das Estações de Piscicultura que a Companhia mantém em Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Piauí. O assunto está sendo discutido na sede da empresa, em Brasília, com a participação de técnicos da área. Um dos objetivos do encontro é discutir as ações que serão desenvolvidas dentro da nova proposta de atuação.

Na abertura dos trabalhos, o presidente da Codevasf, Orlando Cezar da Costa Castro, falou da importância deste novo modelo das unidades voltadas para área de revitalização dos recursos pesqueiros. “A proposta é revitalizar aproveitando a infra-estrutura existente, levando em consideração o trabalho já reconhecido que desenvolvemos na área”, ressaltou.

Durante dois dias, os participantes da reunião técnica irão conhecer e discutir o conceito e os projetos dos Centros; conhecer os mecanismos de controle e avaliação; discutir e propor metas para avaliações, além de construir a concepção e o modelo de gestão das novas unidades.

Na pauta da reunião, foram incluídas orientações quanto aos projetos de engenharia e licenciamento e operação no aspecto ambiental, além de informações sobre projetos de desenvolvimento sustentável e outros assuntos relacionados ao trabalho a ser desenvolvido no local.

Uma das palestras apresentadas no primeiro dia de reunião tratou da experiência em revitalização de recursos pesqueiros realizada em Três Marias (MG), na realização de pesquisas e interação com outras entidades, a cargo do técnico da Codevasf, Yoshimi Sato.

No encerramento dos trabalhos, o prof. Dr. Walter Boeger, da Universidade Federal do Paraná, fará uma apresentação sobre o projeto “Avaliação do Impacto das Barragens na Variabilidade e Estruturação Genética de Espécies de Peixes e Desenvolvimento de Estratégias de Conservação e Manejo”.