Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2008 > 17º Congresso Brasileiro de Apicultura
conteúdo

Notícias

17º Congresso Brasileiro de Apicultura

A Codevasf convidou 40 apicultores e técnicos para participarem do 17º Congresso Brasileiro de Apicultura, realizado em Belo Horizonte, no período de 01 a 04 de junho. A iniciativa faz parte das ações voltadas para capacitação técnica dos pequenos produtores rurais que participam das ações de implementação e estruturação do programa Arranjos Produtivos Locais (APLs)
publicado: 06/06/2008 14h23, última modificação: 01/11/2022 14h13

A Codevasf convidou 40 apicultores e técnicos para participarem do 17º Congresso Brasileiro de Apicultura, realizado em Belo Horizonte, no período de 01 a 04 de junho. A iniciativa faz parte das ações voltadas para capacitação técnica dos pequenos produtores rurais que participam das ações de implementação e estruturação do programa Arranjos Produtivos Locais (APLs) em 16 municípios do norte de Minas.

Com o apoio da Emater/MG, a Codevasf selecionou os apicultores de várias associações de produtores da região da Serra Geral, mais exatamente dos municípios de Espinosa, Monte Azul, Mato Verde, Catuti, Porterinha, Nova Porterinha, Janaúba e, ainda Mirabela, Bocaiúva e Glaucilândia. Com pouco mais de três anos de implantação, os APLs atendem mais de 250 famílias de pequenos produtores rurais no desenvolvimento da apicultura no norte de Minas, com produção de aproximadamente 80 toneladas de mel por ano, que são comercializadas na região e também para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Reunido com os apicultores norte mineiros, ainda em Belo Horizonte, Anderson Chaves, Superintendente da Codevasf em Minas, falou da importância dessen tipo de mobilização. “Isso não só permite o acesso desses produtores à novas informações, tecnologias e contato direto com fornecedores de equipamentos e materiais apícolas, mas, principalmente, proporciona a oportunidade ímpar da troca de experiências com outros produtores de todo o país e, ainda, contato direto com compradores de outras regiões”, enfatizou Chaves. Ele afirmou, também, que esse trabalho de integração vai continuar com todos os outros segmentos dos APLs.

Na oportunidade, o presidente da Associação dos Apicultores de Mato Verde, Edminon José da Silva, afirmou que a classe dos apicultores do norte de Minas está coesa e com o propósito de tornar essa região num grande pólo regional de produção apícola, retornando em ações de desenvolvimento sustentável todo o apoio recebido da Codevasf.

A caravana de apicultores e técnicos estava sob a coordenação do chefe da Unidade Regional de Arranjos Produtivos da Codevasf em Minas, Alex Demier.