Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Univasf
conteúdo

Notícias

Univasf

A região de Bom Jesus da Lapa, Santa Maria e Guanambi (BA) terá um campus universitário. No dia 29 de março, foi entregue o relatório de viabilização da instalação do campus universitário
publicado: 04/04/2007 11h01, última modificação: 06/10/2023 17h08


A região de Bom Jesus da Lapa, Santa Maria e Guanambi (BA) terá um campus universitário. No dia 29 de março, foi entregue o relatório de viabilização da instalação do campus universitário da Univasf ao secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Manuel Palácios. Na reunião, estiveram presentes o reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco, José Weber, o diretor de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Codevasf, Jonas Paulo, o diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão (FAPEX/UFBA), Osvaldo Barreto, entre outras autoridades.

Na reunião, o reitor afirmou que tem intenção de expandir o campus universitário para a região do Médio-São Francisco baiano, mais precisamente para a região de Bom Jesus da Lapa.

O diretor Jonas Paulo entregou o relatório que a Codevasf solicitou à FAPEX a Manuel Palácios e informou que o plano de expansão da Univasf é importante para a revitalização do rio São Francisco, pois a Companhia tem interesse em expandir suas parcerias no campo da pesquisa e extensão com a Univasf para a recuperação do Rio. "Além disse é um importante vetor de transformação social e econômica para a região, missão principal da Codevasf", acrescentou. Jonas ainda informou a disponibilidade de injetar recursos e áreas disponíveis para as atividade e funcionamento da Univasf como já foi feito com a contratação da FAPEX para a consultoria de viabilidade de implantação dos campus.

HISTÓRICO

O processo de implantação dos campus universitários nas cidades do Médio-São Francisco é uma luta antiga da Codevasf. Desde a implantação da UFBA na cidade de Barreiras a Codevasf participa do processo, cedendo áreas para os trabalhos de extensão e pesquisa. A Codevasf, através do seu superintendente, à época, Jonas Paulo, participou também dos entendimentos com a UFBA para implantação de campus na cidade de Irecê.