Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Unidade de Beneficiamento de Pescado de Morada Nova de Minas
conteúdo

Notícias

Unidade de Beneficiamento de Pescado de Morada Nova de Minas

As atividades operacionais da Unidade de Beneficiamento de Pescado de Morada Nova de Minas (MG), implantada pela Codevasf, iniciaram esta semana.
publicado: 20/08/2010 16h15, última modificação: 06/10/2023 17h09

As atividades operacionais da Unidade de Beneficiamento de Pescado de Morada Nova de Minas (MG), implantada pela Codevasf, iniciaram esta semana. “É mais uma ação dessa Companhia, no apoio ao programa arranjo produtivo da piscicultura nas regiões do alto e médio São Francisco. Com a instalação dessa unidade, de fundamental importância para a estruturação desse segmento no vale do rio São Francisco, a Empresa está promovendo a estruturação de uma cadeia produtiva em formação”, afirmou o superintendente da Codevasf em Minas Gerias, Dimas Rodrigues, ao participar das solenidades que deram início à essas atividades.

Nessa região, onde atua há mais de trinta anos, a Codevasf, desde 2001, tem promovido a mobilização, capacitação e assistência técnica de pequenos produtores rurais que atuam no segmento da piscicultura, disponibilizando, ainda, tecnologias, recursos e o suporte necessário para impulsionar a estruturação dessa atividade econômica na região.

De acordo com relatório técnico da Codevasf, o arranjo produtivo local da aqüicultura em Morada Nova de Minas, em 2009, já operava com 1.600 tanques-rede, beneficiando diretamente 157 pequenos produtores, além de atrair diversos investidores de áreas que vão desde a fabricação de tanques-rede até o transporte do produto final. Segundo a Cooperativa dos Piscicultores do Alto e Médio São Francisco – Coopeixe, ainda em 2009, a produção pesqueira do lago de Três Marias, por meio dos seus 112 sócios, atingiu cerca de 1.320 toneladas de pescado, com receita de R$ 4,6 milhões.

Na opinião de Luciano Ribeiro, presidente da Coopeixe, o início da operação dessa unidade de beneficiamento de pescado é de grande importância social, econômica e ambiental para a região, já que proporciona ao produtores locais a oportunidade de oferecer ao mercado um produto de qualidade e com certificação sanitária federal. Esse trabalho, segundo técnicos da Codevasf, viabiliza a melhoria da renda familiar dos produtores envolvidos, fazendo com que os recursos oriundos dessa operação, permaneçam na região, promovendo o desenvolvimento local e sustentável.