Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Técnicas de cultivo de cana
conteúdo

Notícias

Técnicas de cultivo de cana

O Centro de Capacitação e Treinamento do Projeto Amanhã - CCT/PAM, em Bom Jesus da Lapa (BA), concluiu o curso Cultivo da Cana. Foram abordados diversos aspectos à cultura, como preparo do solo, queima, tratos culturais, corte, colheita e outros
publicado: 12/03/2007 09h18, última modificação: 06/10/2023 17h07

O Centro de Capacitação e Treinamento do Projeto Amanhã - CCT/PAM, em Bom Jesus da Lapa (BA), concluiu o curso Cultivo da Cana. Participaram do treinamento dez jovens do Projeto Amanhã, três produtores rurais e dois integrantes da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Sociais do Projeto Amanhã - INTES/PAM.

O curso, com carga horária de 24 horas, foi ministrado pelo engenheiro agrônomo Eraldo Farias Novaes do SENAR/Sindicato de Santana (BA). Contemplando aulas teóricas e práticas, foram abordadas detalhadamente as técnicas de cultivo da cana, com qualidade e alta produtividade, envolvendo aspectos relacionados aos procedimentos para escolha das variedades da cana, preparo do solo, queima, plantio, crescimento, tratos culturais para controle das pragas e doenças, corte e colheita.

Os participantes avaliaram positivamente o curso. Na opinião de Ruimar de Oliveira, participante da INTES/PAM com empreendimento de cachaça, "esse foi o melhor curso que já fiz". Ele afirma que teve certa resistência para participar, pois considerava que tinha bastante experiência no assunto, mas ao término do curso admitiu que aprendeu, na teoria e na prática, a maneira correta de trabalhar. "Agradeço muito a todos que me ajudaram a conhecer essas novas tecnologias e com certeza irei aplicar no meu empreendimento", concluiu.