Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Superintendente da Codevasf visita obras no Alto Sertão Sergipano
conteúdo

Notícias

Superintendente da Codevasf visita obras no Alto Sertão Sergipano

O superintendente regional da Codevasf em Aracaju (SE), engenheiro agrônomo Paulo Viana, supervisionou as obras desenvolvidas pela empresa no Alto Sertão Sergipano.
publicado: 10/05/2011 11h52, última modificação: 06/10/2023 17h09

O superintendente regional da Codevasf em Aracaju (SE), engenheiro agrônomo Paulo Viana, supervisionou as obras desenvolvidas pela empresa no Alto Sertão Sergipano. Foram visitados os trabalhos de implantação do Projeto de irrigação Jacaré/Curituba, em Canindé de São Francisco e Poço Redondo; implantação do sistema de esgotamento sanitário da cidade de Canindé de São Francisco e implantação de sistemas de abastecimento de água nos povoados de Capim Grosso, Curituba, Mandacaru I e II e 12 de Março, localizados também em Canindé de São Francisco. Os recursos aplicados nas obras são do governo federal, por meio do Ministério da Integração Nacional, no âmbito do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Para Paulo Viana, essas ações mostram o nível de comprometimento da Codevasf com o desenvolvimento do Alto Sertão Sergipano. “A diversidade de atuação é uma das marcas da Companhia, que promove, desde a utilização da irrigação de ponta até a implantação de esgotamento sanitário, passando por abastecimento de água e agroecologia. São ações como essas que fortalecem ainda mais a imagem de empresa inovadora e de desenvolvimento regional da Codevasf”, explica Viana.

Durante a agenda de visita, o superintendente conheceu também algumas organizações de produtores contempladas com o Kit PAIS – Produção Agroecológica Integrada e Sustentável. A Codevasf já beneficiou 10 organizações de produtores com a distribuição de 73 kits, compostos por sistema de irrigação para cultivo de hortaliças e dez matrizes e reprodutor galináceo.

Nas visitas, o dirigente esteve acompanhado dos engenheiros Ricardo Martins e Francisco de Assis e da pedagoga Valdirene Cruz, técnicos da Codevasf.


SAIBA MAIS SOBRE AS OBRAS VISITADAS

Projeto Jacaré/Curituba:

O Projeto possui uma área irrigável de 1.900 hectares, contando com áreas para cultivos diversos utilizando os sistemas de irrigação microaspersão e gotejamento e áreas para cultivo de forrageiras com o sistema de irrigação aspersão convencional. O Projeto beneficia 750 famílias e está com 50% das obras referentes à implantação dos sistemas de irrigação concluídas.


Sistema de esgotamento sanitário:

A implantação do sistema de esgotamento sanitário da cidade de Canindé de São Francisco é composta por 32 km de rede de coletora, contando com duas estações elevatórias e duas estações de tratamento, possibilitando cerca de 3.800 ligações domiciliares e beneficiando cerca de 14.000 habitantes. A obra já se encontra em fase de finalização dos serviços, estando com 85% concluída.


Sistema de abastecimento de água:

O projeto prevê o abastecimento de água tratada para 8.500 habitantes, contando com 45,4 km redes adutoras e de distribuição. O Projeto prevê ainda a construção de três reservatórios elevados. O percentual atual de execução da obra é de 13%.