Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Superintendente visita local de construção de barragem em Jequitaí
conteúdo

Notícias

Superintendente visita local de construção de barragem em Jequitaí

“A implantação do Perímetro de Irrigação Jequitaí será a redenção socioeconômica da nossa região. É um sonho que há anos acalentamos e quero ver isso aqui tudo mudado, dando melhor qualidade de vida às nossas crianças e aos jovens de hoje”. A declaração é do prefeito de Jequitaí, Juvelci dos Santos Menezes, ao receber na cidade o superintendente da Codevasf, Dimas Rodrigues, e técnicos da empresa, em visita ao local denominado cachoeirão, onde será construída uma das barragens que servirá de reservatório hídrico do Projeto Jequitaí.
publicado: 19/05/2011 14h56, última modificação: 06/10/2023 17h09

“A implantação do Perímetro de Irrigação Jequitaí será a redenção socioeconômica da nossa região. É um sonho que há anos acalentamos e quero ver isso aqui tudo mudado, dando melhor qualidade de vida às nossas crianças e aos jovens de hoje”. A declaração é do prefeito de Jequitaí, Juvelci dos Santos Menezes, ao receber na cidade o superintendente regional da Codevasf em Minas Gerais, Dimas Rodrigues, e técnicos da empresa, em visita ao local denominado cachoeirão, onde será construída uma das barragens que servirá de reservatório hídrico do Projeto Jequitaí.

Ainda comemorando a assinatura de um documento firmado entre o governo de Minas Gerais, Ministério da Integração Nacional, Codevasf e Ruralminas, para o início imediato das ações de implantação do Projeto Jequitaí, Dimas Rodrigues disse acreditar que os 35 mil hectares que serão irrigados com a implantação desse Projeto, somados aos já existentes nos Perímetros de Irrigação Pirapora, Gorutuba, Lagoa Grande e Jaíba, o vale do rio São Francisco em Minas Gerais será um dos maiores celeiros da fruticultura do País. “Pela determinação e empenho do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e dos dirigentes da Codevasf em Brasília estamos bem próximos de ver essa expectativa ser concretizada”, afirmou Rodrigues.

Para o chefe de Gabinete da Codevasf em Minas, engenheiro agrônomo Fernando Britto, que por muitos anos também participou na elaboração do projeto básico do Jequitaí, “o anúncio do governo federal em executar essa obra, em parceria com o governo estadual, demonstra que as forças politicas de Minas Gerais estão mais do que nunca voltadas e unidas para realização de grandes obras de alto cunho social e econômico, como é o caso do Jequitaí”.


ESGOTAMENTO SANITÁRIO

Ainda em Jequitaí, Dimas Rodrigues visitou as obras de saneamento básico que a Companhia está executando no município com recursos do governo federal, por meio do Ministério da Integração Nacional, no âmbito do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). São investimentos de mais de R$ 7,3 milhões para implantação de 28 km de redes coletoras, 2,2 mil ligações prediais, duas estações elevatórias e uma estação de tratamento de esgoto, beneficiando em torno de nove mil pessoas de uma cidade que nunca teve saneamento básico. Segundo o superintendente, com mais de 30% dessas obras já realizadas, até o final do ano todo o sistema de esgotamento sanitário da cidade de Jequitaí estará em franca operação.