Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Rio São Francisco recebe um milhão de peixes durante repovoamento promovido pela Codevasf
conteúdo

Notícias

Rio São Francisco recebe um milhão de peixes durante repovoamento promovido pela Codevasf

Cerca de um milhão de peixes juvenis das espécies nativas xira, piau, dourado, matrinxã, pacamã e piaba foram inseridos no final da manhã do último domingo (13), em trechos do rio São Francisco em Penedo (AL), durante a Festa de Bom Jesus dos Navegantes. O peixamento foi realizado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em parceria com a Prefeitura Municipal de Penedo, e mobilizou moradores locais e turistas que acompanhavam a tradicional festividade religiosa daquele que é considerado o protetor dos navegantes.
publicado: 14/01/2013 17h53, última modificação: 06/10/2023 17h11

Cerca de um milhão de peixes juvenis das espécies nativas xira, piau, dourado, matrinxã, pacamã e piaba foram inseridos no final da manhã do último domingo (13), em trechos do rio São Francisco em Penedo (AL), durante a Festa de Bom Jesus dos Navegantes. O peixamento foi realizado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em parceria com a Prefeitura Municipal de Penedo, e mobilizou moradores locais e turistas que acompanhavam a tradicional festividade religiosa daquele que é considerado o protetor dos navegantes.

Simone Brito Cavalcante veio com a família de Petrolina, município pernambucano localizado às margens do rio São Francisco, conhecer a histórica cidade de Penedo e sua tradicional Festa de Bom Jesus dos Navegantes. No domingo, ela, seus dois filhos, o sobrinho e a cunhada acordaram cedo para acompanhar a movimentação da festa na orla fluvial da cidade e participar do peixamento. "Nunca tinha participado de um peixamento. Apesar de morar em Petrolina, que é banhada pelo São Francisco, ainda não tinha visto esse trabalho. Achei bem interessante para levar vida ao rio, que precisa demais", afirmou.

O estudante Willian Cavalcante, 17 anos, sobrinho de Simone, participou ativamente do peixamento, com a soltura de peixes às margens do rio São Francisco no porto das balsas. "Essa foi uma oportunidade muito boa de participar da revitalização do São Francisco e despertar um pouco, para entender que o rio não irá se revitalizar sozinho. Ele carrega a vida ao redor de todos nós e temos que ajudar também nesse processo de revitalização para que se possa reestabelecer o equilíbrio ecológico", disse. William já havia participado de atividade semelhante, promovida pela escola em que estudava em Petrolina, e possui uma relação bem próxima com o "Velho Chico". "Desde criança, tomo banho nas águas do rio São Francisco em Petrolina. Agora que estou maior, não tenho ido com tanta frequência, mas tenho boas lembranças", relatou o estudante.

Para o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Luiz Aberto Moreira, as ações de peixamento fortalecem o repovoamento que a Companhia realiza durante todo o ano na bacia hidrográfica, em todos os estados banhados pelo São Francisco. "Essa é uma ação fundamental da Codevasf no processo de revitalização do São Francisco. Com esse peixamento, colocamos no rio, em Penedo, cerca de um milhão de peixes nativos. O trabalho que a Companhia realiza rotineiramente a partir de seis centros integrados de aquicultura ao longo da bacia, um deles em Alagoas, o Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba, vem colhendo frutos nos relatos que ouvimos de pescadores", disse.

Moreira afirmou que a Companhia pretende manter a tradição de realizar grandes peixamentos durante a Festa de Bom Jesus dos Navegantes de Penedo. "Este peixamento realizado pela Codevasf e que tem a parceria da Prefeitura de Penedo já é uma tradição há muitos anos. A tendência é que o façamos cada vez melhor e mais bonito, levando mais vida a esse rio que nos dá tanto retorno", acrescentou.

O peixamento foi acompanhado pelo secretário municipal de agricultura de Penedo, Ricardo Góes, que representou o prefeito Marcius Beltrão na atividade. "Essa parceria da Codevasf com a Prefeitura Municipal de Penedo é muito importante para que possamos trazer desenvolvimento a nossa região. Todos os anos realizamos esse grande peixamento. Sabemos dos problemas ambientais do rio e não vamos deixar que isso aconteça. Esses investimentos da Codevasf em tecnologia, com a produção em laboratório de espécies nativas do São Francisco, contemplam o ribeirinho com essa quantidade de peixes. Agora aguardaremos que eles cresçam e que a comunidade possa se beneficiar dessa ação", pontuou.

Góes pretende estreitar a atuação da Codevasf com a Prefeitura de Penedo para o desenvolvimento regional do município. "A Codevasf tem sido de extrema importância para o desenvolvimento regional do Baixo São Francisco. Pretendemos levar à frente as ações de peixamento, não somente no rio, mas em açudes comunitários e públicos, nos quais pretendemos desenvolver fortemente ações de fortalecimento da piscicultura em nosso município. Sabemos o valor do pescado para a alimentação. Mas o consumo ainda fica a desejar para nós, nordestinos e brasileiros, e os investimentos em piscicultura e pesca podem melhorar essa situação", defendeu o secretário.

Realizado anualmente durante a Festa de Bom Jesus dos Navegantes de Penedo, o peixamento mobilizou no último domingo dezenas de pessoas na orla fluvial da cidade. A atividade foi divida em duas etapas. Na primeira, um caminhão com caixas próprias para o transporte de peixes foi conduzido por uma balsa da empresa Tupan, que apoia a realização do peixamento. Em três trechos do rio em Penedo - em frente à prainha, próximo à Rocheira e em frente ao porto das balsas -, os animais foram inseridos nas águas por meio de uma calha. Em uma segunda, as pessoas que acompanhavam o peixamento puderam participar ativamente, nas margens do rio, da soltura dos peixes.

Os peixes utilizados no peixamento foram produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba, situado no município de Porto Real do Colégio. Esta ação está inserida no Programa de Recuperação e Controle de Processos Erosivos, executado pela Codevasf, que visa monitorar a qualidade da água e recompor a ictiofauna nativa da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco, para garantir segurança alimentar à população local e produção comercial de pescado, fixando a população rural no campo.